Constitui “Tourada ao Lente” a receção feita pela Academia ao Professor Universitário, Doutorado ou não, no momento em que este se disponha a dar em Coimbra a sua primeira aula teórica a estudantes universitários.
Haverá uma “Comissão de Receção” constituída por cinco Caloiros que tomará assento na Mesa da Presidência. A esta compete elaborar um tema, em latim macarrónico, para a tese que o Lente toureado irá defender perante o auditório, assim como “brindá-lo” com um farto repasto de erva.
A cerimónia considerar-se-á extinta quando um Fitado apadrinhar o toureado, colocando-lhe a pasta sobre a cabeça. Não tendo havido ainda nenhuma Imposição de Insígnias ou não estando nenhum Candieiro Fitado presente, qualquer Veterano na praxe o poderá apadrinhar, cobrindo-lhe a cabeça com uma ponta da Capa, que deverá ter sobre os ombros.
Apenas podem assistir às Touradas:
- Os Caloiros que constituem a Comissão de Receção;
- Os Doutores que estiverem de Capa e Batina e na praxe;
- Os Veteranos, mesmo à Futrica;
- Os alunos do Professor nessa cadeira.
Depois do apadrinhamento, todos os Doutores presentes devem felicitar o Professor, tendo já em atenção a sua verdadeira categoria social e posição dentro da Universidade.