Código da PraxeOutrosTouradas ao Lente

Touradas ao Lente

Constitui “Tourada ao Lente” a receção feita pela Academia ao Professor Universitário, Doutorado ou não, no momento em que este se disponha a dar em Coimbra a sua primeira aula teórica a estudantes universitários.

Haverá uma “Comissão de Receção” constituída por cinco Caloiros que tomará assento na Mesa da Presidência. A esta compete elaborar um tema, em latim macarrónico, para a tese que o Lente toureado irá defender perante o auditório, assim como “brindá-lo” com um farto repasto de erva.

A cerimónia considerar-se-á extinta quando um Fitado apadrinhar o toureado, colocando-lhe a pasta sobre a cabeça. Não tendo havido ainda nenhuma Imposição de Insígnias ou não estando nenhum Candieiro Fitado presente, qualquer Veterano na praxe o poderá apadrinhar, cobrindo-lhe a cabeça com uma ponta da Capa, que deverá ter sobre os ombros.

Apenas podem assistir às Touradas:

- Os Caloiros que constituem a Comissão de Receção;
- Os Doutores que estiverem de Capa e Batina e na praxe;
- Os Veteranos, mesmo à Futrica;
- Os alunos do Professor nessa cadeira.

Depois do apadrinhamento, todos os Doutores presentes devem felicitar o Professor, tendo já em atenção a sua verdadeira categoria social e posição dentro da Universidade.

Estudantes do 1º ano do 1º ciclo da Universidade de Coimbra.
Candieiros que tenham posto Fitas no dia do Cortejo da Queima das Fitas.
Estudantes que, estando matriculados no 2º ciclo ou em cadeiras 2º ciclo, foram Caloiros Nacionais, tenham usado Grelo durante pelo menos três dias, e tenham um número de matrículas igual ou superior ao número total de anos do seu 1º e 2º ciclo.
As categorias de de Semi-Puto e superior têm a designação genérica de “Doutores”.
Secção V, Título II, Artigo 223º - 229º