Código da PraxeHierarquiaOutros

Dux Duxorum

O Conselho de Veteranos poderá atribuir a categoria honorífica de Dux Duxorum a todos os atuais ou velhos Doutores que tenham assumido a categoria e desempenhado as funções de Dux Veteranorum pelo menos durante seis meses..

Futrica

Os que não forem estudantes ou antigos estudantes da Universidade de Coimbra, têm a designação de Futricas e não estão vinculados à praxe. Aos Futricas é vedado o uso de Capa e Batina e pasta de praxe.

Professor

Aos Professores Universitários com direito ao uso de Borla e Capelo é vedado atravessarem ou permanecerem debaixo do Arco da Porta Férrea ao badalar da Meia-Noite no relógio da Torre da Universidade. À infração corresponde sanção de unhas a aplicar por qualquer Doutor na praxe ou por Veterano mesmo à Futrica.

Antigos Alunos

Os que tiverem deixado de ser estudantes de Coimbra, mas continuarem integrados em Grupos ou Organismos Académicos, podem usar Capa e Batina, mas só no decurso de atividades destes. Podem também optar pelo uso só da Capa.
O Conselho de Veteranos é a Assembleia constituída exclusivamente por Veteranos, a quem compete tomar todas as decisões relacionadas com a praxe que achar oportunas e aconselháveis.
As categorias de de Semi-Puto e superior têm a designação genérica de “Doutores”.
Tem a categoria de Dux Veteranorum o que, sendo Veterano à mais de um ano, tiver sido eleito como tal em Conselho de Veteranos.
Estudantes que, estando matriculados no 2º ciclo ou em cadeiras 2º ciclo, foram Caloiros Nacionais, tenham usado Grelo durante pelo menos três dias, e tenham um número de matrículas igual ou superior ao número total de anos do seu 1º e 2º ciclo.
Secção II, Título I, XVII e XVIII, Artigo 15º, 64º - 67º
Secção VIII, Título Único, Artigo 279º e 280º