Caloiros Nacionais são estudantes do 1º ciclo da Universidade de Coimbra que estejam matriculados pela primeira vez e sem que antes se tenham matriculado em qualquer estabelecimento de ensino superior.
Caloiros Estrangeiros são estudantes que, já tendo estado matriculados num estabelecimento de ensino superior, estejam matriculados na Universidade de Coimbra pela primeira vez.
Caloiros Pastranos são estudantes com uma matrícula na Universidade de Coimbra, no espaço de tempo entre o início do Cortejo da Queima das Fitas e a realização da 2ª matrícula.
Os Novato são equiparados aos Caloiros Estrangeiros.
Aos Caloiros e Novatos é proibida a permanência na via pública após a meia-noite até à hora do primeiro toque matutino da Cabra, estando sujeitos à Praxe de Trupe durante este espaço de tempo.
Aos Caloiros e Novatos é vedado o uso da Pasta da Praxe. Podem, todavia, nela pegar livres de sanção, se entre esta e as mãos interpuserem qualquer peça do seu vestuário ou lenço de tecido.
Os Caloiros e Novatos não podem assistir à aplicação de sanções a outrem.
Quando se verificarem todas as condições necessárias ao uso de Insígnias Pessoais, os que durante o ano letivo tiverem sido Caloiros Estrangeiros, poderão usar Grelo desde o início da Queima das Fitas até ao dia do Cortejo e, desse dia até ao final do 4º período de praxe, usar Fitas.
Aos Caloiros Pastranos é permitido o uso da Pasta da Praxe nas condições estabelecidas para os Semi-Putos.