Código da PraxeDocumentosCartas da Alforria

Cartas da Alforria

Constitui Carta de Alforria o documento redigido em latim macarrónico pelo qual o Conselho de Veteranos isenta um Caloiro que tenha prestado serviços relevantes à Academia, das sanções da praxe a que normalmente estaria sujeito.

A Carta de Alforria deve conter o nome do Caloiro a quem é concedida, a Faculdade a que pertence, as razões da concessão da carta, a data do Conselho de Veteranos que a concedeu e ser assinada pelo Dux Veteranorum e por todos os Veteranos que estejam presentes.

Estudantes do 1º ano do 1º ciclo da Universidade de Coimbra.
O Conselho de Veteranos é a Assembleia constituída exclusivamente por Veteranos, a quem compete tomar todas as decisões relacionadas com a praxe que achar oportunas e aconselháveis.
Tem a categoria de Dux Veteranorum o que, sendo Veterano à mais de um ano, tiver sido eleito como tal em Conselho de Veteranos.
Estudantes que, estando matriculados no 2º ciclo ou em cadeiras 2º ciclo, foram Caloiros Nacionais, tenham usado Grelo durante pelo menos três dias, e tenham um número de matrículas igual ou superior ao número total de anos do seu 1º e 2º ciclo.
Secção VI, Título IV, Artigo 248º - 251º