Código da PraxeHierarquiaBolognez e Marquez

Bolognez e Marquez

Bologenz corresponde aos estudantes matriculados pela primeira vez no 2º ciclo e os que estão matriculados pela primeira vez no 1º ciclo na Universidade de Coimbra, sendo detentor do grau de Licenciado em outra Instituição de Ensino Superior.

Marquez corresponde aos estudantes que, por terem sido Caloiros Estrangeiros ou Novatos, não podem ascender à categoria de Veteranos e os que, tendo duas matrículas no 2º ciclo, não estão em condições de terminar o mesmo.

Ao Bolognez e ao Marquez é vedado atravessar ou permanecer debaixo do Arco de Almedina ao badalar da Meia-Noite, no relógio da Torre da Universidade.

À infração corresponde sanção de unhas a aplicar por qualquer Doutor na praxe ou por Veterano mesmo à Futrica.

Estudantes que, já tendo estado matriculados num estabelecimento de ensino superior, estejam matriculados na Universidade de Coimbra pela primeira vez.
Estudantes que se inscrevem pela primeira vez na Universidade de Coimbra, sendo detentores do grau de Licenciado em outra Instituição do Ensino Superior, ou que se matriculam pela primeira vez no 2º ciclo ou superior.
Estudantes que, estando matriculados no 2º ciclo ou em cadeiras 2º ciclo, foram Caloiros Nacionais, tenham usado Grelo durante pelo menos três dias, e tenham um número de matrículas igual ou superior ao número total de anos do seu 1º e 2º ciclo.
As categorias de de Semi-Puto e superior têm a designação genérica de “Doutores”.
Os que não forem estudantes ou antigos estudantes e não estão vinculados à praxe. Aos mesmos é vedado o uso de Capa e Batina e Pasta de Praxe.
Secção I, Título XIV, Artigo 50º