O Professor e os Computadores no Ensino

1. Introdução  

2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador 

2.1. O Professor e a Opção Pelo E.A.C. 
2.2. A Escolha do Material (Hardware) 
2.3 A Escolha de Software Educativo 
2.4 O Ambiente Físico 

3. O Professor e a Produção de Programas Educativos 

3.1. O Professor e os Sistemas de Produção Individual 
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção em Equipa 
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção 
3.2.2 O Professor e a Elaboração do Programa 

4. O Computador na Educação (conclusão)

          Quem melhor do que um professor, que se tem preocupado com as aprendizagens dos seus alunos, em escutar as suas participações, poderá prever estas respostas! Trata-se, então, não só de definir as respostas correctas, os possíveis erros, assim como devem ser consideradas as respostas imprevisíveis. É evidente que a equipa deve estar consciente de que não é possível prever, e escrever no guião, todas as respostas, podendo-se considerar com êxito a sua tarefa se conseguiram prever entre 80 a 90% dessas mesmas respostas (Bork, 1985). 

          É importante, também, que o programa permita um bom nível de interacção que passa pela possibilidade dada ao aluno de dar as mais variadas respostas e de obter o feedback apropriado. 

          Dever-se-á, também, fazer uma previsão do tipo de ajudas e das oportunidades que serão dadas ao aluno e que decisões tomar no caso de não se concretizar a resposta esperada. 

      
  • O Controlo da actividades dos alunos
          Relacionado com os aspectos anteriores, prende-se a questão de como poderá o programa, e como é que a equipa o referirá no guião, controlar ou dirigir as actividades de aprendizagem dos alunos. Este controlo poderá ser feito, e mencionado no guião, através de linhas, que vão dirigindo e sequenciando as actividades. 
 
 
 
Uma Folha Para Trás
Uma Folha Para a Frente