O Professor e os Computadores no Ensino2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador 2.1. O Professor e a Opção
Pelo E.A.C.
3. O Professor e a Produção de Programas Educativos 3.1. O Professor e os Sistemas de Produção
Individual
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3.1. O Professor e os
Sistemas de Produção Individual
Nos primeiros tempos de desenvolvimento de programas educativos eram usadas as metodologias de desenvolvimento individual (Bork, 1984) em que o professor, interessado e conhecedor de programação, se encarrega de todo o processo. O professor era, assim, responsável pela realização de todo o programa, mas omitiam-se muitas das etapas hoje consideradas importantes. Na sua forma mais simples, o processo resumia-se ao desenvolvimento técnico das ideias particulares desses professores sobre a concepção pedagógica da matéria em causa (Bork, 1984).
Estas metodologias, eventualmente sedutoras, na medida em que o professor
controla todo o processo e realiza os seus próprios materiais, produzem
resultados pouco satisfatórios (Bork, 1984), não só
devido à limitação técnica desses professores
mas também porque, ao ir de encontro aos interesses de um professor
particular numa determinada turma, será de difícil utilização
num âmbito mais alargado. Tratam-se portanto de pequenos programas,
relacionados com um tópico particular da matéria que não
têm continuidade e, portanto, são de pouca eficácia
(Madeira, 1989).
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