O Professor e os Computadores no Ensino

1. Introdução  

2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador 

2.1. O Professor e a Opção Pelo E.A.C. 
2.2. A Escolha do Material (Hardware) 
2.3 A Escolha de Software Educativo 
2.4 O Ambiente Físico 

3. O Professor e a Produção de Programas Educativos 

3.1. O Professor e os Sistemas de Produção Individual 
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção em Equipa 
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção 
3.2.2 O Professor e a Elaboração do Programa 

4. O Computador na Educação (conclusão)

3.1. O Professor e os Sistemas de Produção Individual 

          Nos primeiros tempos de desenvolvimento de programas educativos eram usadas as metodologias de desenvolvimento individual (Bork, 1984) em que o professor, interessado e conhecedor de programação, se encarrega de todo o processo. O professor era, assim, responsável pela realização de todo o programa, mas omitiam-se muitas das etapas hoje consideradas importantes. Na sua forma mais simples, o processo resumia-se ao desenvolvimento técnico das ideias particulares desses professores sobre a concepção pedagógica da matéria em causa (Bork, 1984). 

          Estas metodologias, eventualmente sedutoras, na medida em que o professor controla todo o processo e realiza os seus próprios materiais, produzem resultados pouco satisfatórios (Bork, 1984), não só devido à limitação técnica desses professores mas também porque, ao ir de encontro aos interesses de um professor particular numa determinada turma, será de difícil utilização num âmbito mais alargado. Tratam-se portanto de pequenos programas, relacionados com um tópico particular da matéria que não têm continuidade e, portanto, são de pouca eficácia (Madeira, 1989).