O Professor e os Computadores no Ensino

1. Introdução  

2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador 

2.1. O Professor e a Opção Pelo E.A.C. 
2.2. A Escolha do Material (Hardware) 
2.3 A Escolha de Software Educativo 
2.4 O Ambiente Físico 

3. O Professor e a Produção de Programas Educativos 

3.1. O Professor e os Sistemas de Produção Individual 
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção em Equipa 
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção 
3.2.2 O Professor e a Elaboração do Programa 

4. O Computador na Educação (conclusão)

2.3 A Escolha de Software Educativo 

          O professor na selecção do software educativo poderá dispor, nomeadamente: 

  1. de um conjunto de meios para fazer a sua escolha entre os quais, poderemos considerar os seguintes (Bitter & Camuse, 1988, 129; Lefèvre, 1984, 65):
    • consultas a casas da especialidade, que mais directamente trabalhem para escolas
    • frequentar cursos de formação
    • procurar outros utilizadores, nomeadamente colegas que já vêm desenvolvendo algumas actividades nessa área
    • procurar, consultar revistas e jornais especializados
  1. de um conjunto de critérios subjacentes aos programas (Bitter & Camuse, 1988; Coburn et al., 1985), que deverão considerar, nomeadamente:
    • funcionamento e documentação, isto é, se a compreensão dos programas é clara e fácil, e se o programa não tem erros e apresenta a informação necessária aos utilizadores

    • os conteúdos são, ou não, adequados àqueles alunos e aos objectivos curriculares

Uma Folha Para A Frente