O Professor e os Computadores no Ensino
1. Introdução
2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador
2.1. O Professor e a Opção
Pelo E.A.C.
2.2. A Escolha do Material (Hardware)
2.3 A Escolha de Software Educativo
2.4 O Ambiente Físico
3. O Professor e a Produção
de Programas Educativos
3.1. O Professor e os Sistemas de Produção
Individual
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção
em Equipa
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção
3.2.2 O Professor e a Elaboração
do Programa
4. O Computador na Educação
(conclusão) |
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2.3 A Escolha de Software
Educativo
O professor na selecção do software educativo poderá
dispor, nomeadamente:
-
de um conjunto de meios para fazer a sua escolha entre os
quais, poderemos considerar os seguintes (Bitter & Camuse, 1988, 129;
Lefèvre, 1984, 65):
-
consultas a casas da especialidade, que mais directamente
trabalhem para escolas
-
frequentar cursos de formação
-
procurar outros utilizadores, nomeadamente colegas que já
vêm desenvolvendo algumas actividades nessa área
-
procurar, consultar revistas e jornais especializados
-
de um conjunto de critérios subjacentes aos programas
(Bitter & Camuse, 1988; Coburn et al., 1985), que deverão
considerar, nomeadamente:
-
funcionamento e documentação, isto é,
se a compreensão dos programas é clara e fácil, e
se o programa não tem erros e apresenta a informação
necessária aos utilizadores
os conteúdos são, ou não, adequados
àqueles alunos e aos objectivos curriculares
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