O Professor e os Computadores no Ensino

1. Introdução  

2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador 

2.1. O Professor e a Opção Pelo E.A.C. 
2.2. A Escolha do Material (Hardware) 
2.3 A Escolha de Software Educativo 
2.4 O Ambiente Físico 

3. O Professor e a Produção de Programas Educativos 

3.1. O Professor e os Sistemas de Produção Individual 
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção em Equipa 
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção 
3.2.2 O Professor e a Elaboração do Programa 

4. O Computador na Educação (conclusão)

3.2.2 O Professor e a Elaboração do Programa 

          Para a elaboração do plano inicial a equipa, que poderá Ter entre 5 a 10 elementos (Bork, 1985), deverá ser constituída por vários professores (Bork, 1985) precisamente porque é fundamental, nesta fase, o confronto das experiências resultantes do seu trabalho com alunos com características diversificadas. 

          O professor deverá igualmente colaborar no que constitui a finalidade fundamental desta 1.ª fase de trabalho que se passa precisamente pela «definição de objectivos e do esboço das sequências necessárias à realização dos mesmos» (Bork, 1984). 

          O resultado deste trabalho será um documento, um plano de trabalho, no qual devem constar objectivos gerais, a especificação dos mesmos e decisões gerais sobre os módulos, e qual a sua sequência (Bork, 1984) que constituirá a base da etapa seguinte. 

          A concepção pedagógica do programa, é a fase mais importante e crítica do processo de produção (Bork, 1984, 1985) que determina a qualidade dos produtos finais. 

          A composição do grupo deverá ser basicamente igual à do grupo encarregue do plano inicial, embora com um número mais reduzido de elementos, não mais de 5, composição esta que tem mostrado melhores resultados (Bork, 1984, 1985) e da qual devem constar um ou dois professores, cuja experiência vais ser determinante na qualidade dos materiais a serem desenvolvidos (Bork, 1984).
 

Uma Folha Para a Frente