O Professor e os Computadores no Ensino2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador 2.1. O Professor e a Opção
Pelo E.A.C.
3. O Professor e a Produção de Programas Educativos 3.1. O Professor e os Sistemas de Produção
Individual
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3.2.2 O Professor e
a Elaboração do Programa
Para a elaboração do plano inicial a equipa, que poderá Ter entre 5 a 10 elementos (Bork, 1985), deverá ser constituída por vários professores (Bork, 1985) precisamente porque é fundamental, nesta fase, o confronto das experiências resultantes do seu trabalho com alunos com características diversificadas. O professor deverá igualmente colaborar no que constitui a finalidade fundamental desta 1.ª fase de trabalho que se passa precisamente pela «definição de objectivos e do esboço das sequências necessárias à realização dos mesmos» (Bork, 1984). O resultado deste trabalho será um documento, um plano de trabalho, no qual devem constar objectivos gerais, a especificação dos mesmos e decisões gerais sobre os módulos, e qual a sua sequência (Bork, 1984) que constituirá a base da etapa seguinte. A concepção pedagógica do programa, é a fase mais importante e crítica do processo de produção (Bork, 1984, 1985) que determina a qualidade dos produtos finais.
A composição do grupo deverá ser basicamente igual
à do grupo encarregue do plano inicial, embora com um número
mais reduzido de elementos, não mais de 5, composição
esta que tem mostrado melhores resultados (Bork, 1984, 1985) e da qual
devem constar um ou dois professores, cuja experiência vais ser determinante
na qualidade dos materiais a serem desenvolvidos (Bork, 1984).
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