O Professor e os Computadores no Ensino2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador 2.1. O Professor e a Opção
Pelo E.A.C.
3. O Professor e a Produção de Programas Educativos 3.1. O Professor e os Sistemas de Produção
Individual
|
O tempo necessário para o trabalho deste pequeno grupo, depende
das características da equipa e do programa a realizar, mas um grupo
que trabalhe durante mais ou menos uma semana, consegue produzir em média
um programa, que ao ser utilizado pelo aluno, demore mais ou menos 1h 30,
a 2 horas (Bork, 1984; 1985; Madeira, 1989).
Trata-se aqui fundamentalmente de definir a orientação pedagógica e consequente elaboração de um guião:
A concepção do guião não é, sobretudo na sua forma, da competência particular do professor, basta que o elemento especializado em E.A.C. o saiba fazer correctamente para que o professor possa ir aprendendo a partir da observação. No entanto a forma utilizada que se tem mostrado mais vantajosa tem sido a de um Flowchart ou organigrama flexível (Bork, 1984). Trata-se de uma maneira mais ou menos estruturada de apresentar todas as informações e decisões a constar no programa, que obedece a determinados símbolos e regras convencionais e que permite uma leitura mais fácil para os intervenientes da fase seguinte. Pode, por exemplo,
|