O Professor e os Computadores no Ensino
1. Introdução
2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador
2.1. O Professor e a Opção
Pelo E.A.C.
2.2. A Escolha do Material (Hardware)
2.3 A Escolha de Software Educativo
2.4 O Ambiente Físico
3. O Professor e a Produção
de Programas Educativos
3.1. O Professor e os Sistemas de Produção
Individual
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção
em Equipa
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção
3.2.2 O Professor e a Elaboração
do Programa
4. O Computador na Educação
(conclusão) |
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3.2 O Professor e os Sistemas
de Produção em Equipa
Cada vez tem vindo a ganhar mais importância as metodologias de desenvolvimento
em grupo, tanto mais quanto os conhecimentos, para cada tarefa, se vão
tornando mais especializados.
3.2.1
O Professor e a Equipa de Produção
Segundo vários autores (v.b. Bork, 1985; Kearsley, 1985; Lefèvre,
1984; Madeira, 1989; Watson, 1983), o grupo ou a equipa, deve ser constituída
pelos seguintes elementos, cujos contributos devem ser partilhados e integrados
no desenvolvimento dos programas educativos:
São
elementos fundamentais, mas não basta serem especialistas na sua
disciplina, antes devem ser o que alguns autores (v.b. Bork, 1984; 1985;
Watson D., 1983) designam de «bons professores», ou
seja, «especialistas em ajudar os alunos a aprender» (Bork,
1985), especialistas na comunicação com os alunos, isto é,
que sejam capazes de falar com eles e de os ouvir e entender as suas dificuldades
na aprendizagem. Estes «bons professores» são
muito importantes porque pela sabedoria, pela sua experiência profissional,
pelas suas competências pedagógicas ou, de «forma quase
instintiva» (Watson, D., 1983), conhecem as várias formas
de um assunto ser tratado na sala de aula, a maneira como está organizada
a matéria nos curricula, além de que conhecem as dificuldades
ou facilidades que elas apresentam em relação aos alunos,
o que é muito importante dado que na concepção dos
programas é fundamental prever os erros e, de forma geral, as respostas
dos alunos.
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