O Professor e os Computadores no Ensino

1. Introdução  

2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador 

2.1. O Professor e a Opção Pelo E.A.C. 
2.2. A Escolha do Material (Hardware) 
2.3 A Escolha de Software Educativo 
2.4 O Ambiente Físico 

3. O Professor e a Produção de Programas Educativos 

3.1. O Professor e os Sistemas de Produção Individual 
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção em Equipa 
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção 
3.2.2 O Professor e a Elaboração do Programa 

4. O Computador na Educação (conclusão)

3.2 O Professor e os Sistemas de Produção em Equipa 
          Cada vez tem vindo a ganhar mais importância as metodologias de desenvolvimento em grupo, tanto mais quanto os conhecimentos, para cada tarefa, se vão tornando mais especializados. 

 3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção 
          Segundo vários autores (v.b. Bork, 1985; Kearsley, 1985; Lefèvre, 1984; Madeira, 1989; Watson, 1983), o grupo ou a equipa, deve ser constituída pelos seguintes elementos, cujos contributos devem ser partilhados e integrados no desenvolvimento dos programas educativos: 

    1. Os Professores
          São elementos fundamentais, mas não basta serem especialistas na sua disciplina, antes devem ser o que alguns autores (v.b. Bork, 1984; 1985; Watson D., 1983) designam de «bons professores», ou seja, «especialistas em ajudar os alunos a aprender» (Bork, 1985), especialistas na comunicação com os alunos, isto é, que sejam capazes de falar com eles e de os ouvir e entender as suas dificuldades na aprendizagem. Estes «bons professores» são muito importantes porque pela sabedoria, pela sua experiência profissional, pelas suas competências pedagógicas ou, de «forma quase instintiva» (Watson, D., 1983), conhecem as várias formas de um assunto ser tratado na sala de aula, a maneira como está organizada a matéria nos curricula, além de que conhecem as dificuldades ou facilidades que elas apresentam em relação aos alunos, o que é muito importante dado que na concepção dos programas é fundamental prever os erros e, de forma geral, as respostas dos alunos.
 
Uma Folha Para a Frente