O Professor e os Computadores no Ensino

1. Introdução  

2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador 

2.1. O Professor e a Opção Pelo E.A.C. 
2.2. A Escolha do Material (Hardware) 
2.3 A Escolha de Software Educativo 
2.4 O Ambiente Físico 

3. O Professor e a Produção de Programas Educativos 

3.1. O Professor e os Sistemas de Produção Individual 
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção em Equipa 
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção 
3.2.2 O Professor e a Elaboração do Programa 

4. O Computador na Educação (conclusão)

          Os professores vão ter um papel determinante na fase de planificação inicial e na fase correspondente à concepção pedagógica dos programas. Poderão também participar na fase da revisão que, apesar de dever ser realizada por alguém externo no grupo poderá, no caso de existirem vários pequenos grupos a trabalharem no desenvolvimento de um programa, passar pela discussão, entre os vários grupos, do trabalho realizado (Bork, 1985). 
    2. O especialista em metodologias de ensino
          Que são investigadores na área das ciências da educação, peritos em desenvolvimento curricular, em planificação de pequenas unidades de ensino e de sequências de ensino-aprendizagem a longo prazo que terão, consequentemente, um contributo importante a dar na produção dos programas. 
    3. Um especialista em programação
          Encarregue, pela sua formação técnica de escrever os programas e traduzir para o computador os contributos dos seus colaboradores de equipa, implementando os projectos destes no computador, transformando-os em programas educativos que corram fluentemente e de forma eficaz no computador. A implementação técnica dos programas será, assim, um trabalho que cabe ao técnico de programação (Bork, 1985). 
 
 
 
 
Uma Folha Para Trás
Uma Folha Para a Frente