O Professor e os Computadores no Ensino
1. Introdução
2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador
2.1. O Professor e a Opção
Pelo E.A.C.
2.2. A Escolha do Material (Hardware)
2.3 A Escolha de Software Educativo
2.4 O Ambiente Físico
3. O Professor e a Produção
de Programas Educativos
3.1. O Professor e os Sistemas de Produção
Individual
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção
em Equipa
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção
3.2.2 O Professor e a Elaboração
do Programa
4. O Computador na Educação
(conclusão) |
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Os professores vão ter um papel determinante na fase de planificação
inicial e na fase correspondente à concepção pedagógica
dos programas. Poderão também participar na fase da revisão
que, apesar de dever ser realizada por alguém externo no grupo poderá,
no caso de existirem vários pequenos grupos a trabalharem no desenvolvimento
de um programa, passar pela discussão, entre os vários grupos,
do trabalho realizado (Bork, 1985).
2. O especialista em metodologias de ensino
Que
são investigadores na área das ciências da educação,
peritos em desenvolvimento curricular, em planificação de
pequenas unidades de ensino e de sequências de ensino-aprendizagem
a longo prazo que terão, consequentemente, um contributo importante
a dar na produção dos programas.
3. Um especialista em programação
Encarregue,
pela sua formação técnica de escrever os programas
e traduzir para o computador os contributos dos seus colaboradores de equipa,
implementando os projectos destes no computador, transformando-os em programas
educativos que corram fluentemente e de forma eficaz no computador. A implementação
técnica dos programas será, assim, um trabalho que cabe ao
técnico de programação (Bork, 1985).
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