O Professor e os Computadores no Ensino

1. Introdução  

2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador 

2.1. O Professor e a Opção Pelo E.A.C. 
2.2. A Escolha do Material (Hardware) 
2.3 A Escolha de Software Educativo 
2.4 O Ambiente Físico 

3. O Professor e a Produção de Programas Educativos 

3.1. O Professor e os Sistemas de Produção Individual 
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção em Equipa 
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção 
3.2.2 O Professor e a Elaboração do Programa 

4. O Computador na Educação (conclusão)

    4. Uma pessoa com experiência em E.A.C.
          Que é alguém que colaborou já em projectos de produção de software educativo, «com uma formação em ensino, em tecnologia educativa, aplicação de computadores e programação», e que, pela sua experiência, ajuda e mostra como poderá o computador ser usado no processo de ensino-aprendizagem (Bork, 1985), ajuda na implementação técnica dos programas (Madeira, 1989) e poderá coordenar e integrar os contributos de todos os elementos da equipa. 
    5. Um especialista em concepção gráfica
          Embora não seja sempre referido como elemento da equipa, é uma pessoa importante (Kearsley, 1985). Cabe-lhe ajudar na concepção de écrans apresentando, aos outros elementos da equipa, a melhor forma de conceber graficamente as suas ideias. Na ausência deste é um trabalho que tem de ser realizado, conjuntamente, entre a equipa de concepção pedagógica e a equipa encarregue da implementação técnica. 

          Dada a heterogeneidade de experiências, a formação da equipa é um aspecto fundamental, necessário e importante para a qual Bork (1985) chama, de forma particular, a atenção relativamente aos seguintes aspectos: 

  • local/ambiente desta formação, que por ser intensiva e num espaço curto de tempo, deve ser realizada fora do ambiente normal de trabalho, sempre
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