O Professor e os Computadores no Ensino
1. Introdução
2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador
2.1. O Professor e a Opção
Pelo E.A.C.
2.2. A Escolha do Material (Hardware)
2.3 A Escolha de Software Educativo
2.4 O Ambiente Físico
3. O Professor e a Produção
de Programas Educativos
3.1. O Professor e os Sistemas de Produção
Individual
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção
em Equipa
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção
3.2.2 O Professor e a Elaboração
do Programa
4. O Computador na Educação
(conclusão) |
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4. Uma pessoa com experiência em E.A.C.
Que é alguém
que colaborou já em projectos de produção de software
educativo, «com uma formação em ensino, em tecnologia
educativa, aplicação de computadores e programação»,
e que, pela sua experiência, ajuda e mostra como poderá o
computador ser usado no processo de ensino-aprendizagem (Bork, 1985), ajuda
na implementação técnica dos programas (Madeira, 1989)
e poderá coordenar e integrar os contributos de todos os elementos
da equipa.
5. Um especialista em concepção gráfica
Embora não
seja sempre referido como elemento da equipa, é uma pessoa importante
(Kearsley, 1985). Cabe-lhe ajudar na concepção de écrans
apresentando, aos outros elementos da equipa, a melhor forma de conceber
graficamente as suas ideias. Na ausência deste é um trabalho
que tem de ser realizado, conjuntamente, entre a equipa de concepção
pedagógica e a equipa encarregue da implementação
técnica.
Dada a heterogeneidade
de experiências, a formação da equipa é um aspecto
fundamental, necessário e importante para a qual Bork (1985) chama,
de forma particular, a atenção relativamente aos seguintes
aspectos:
local/ambiente desta formação, que por ser
intensiva e num espaço curto de tempo, deve ser realizada fora do
ambiente normal de trabalho, sempre
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