O Professor e os Computadores no Ensino
1. Introdução
2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador
2.1. O Professor e a Opção Pelo E.A.C.
2.2. A Escolha do Material (Hardware)
2.3 A Escolha de Software Educativo
2.4 O Ambiente Físico
3. O Professor e a Produção
de Programas Educativos
3.1. O Professor e os Sistemas de Produção
Individual
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção
em Equipa
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção
3.2.2 O Professor e a Elaboração
do Programa
4. O Computador na Educação
(conclusão) |
2. O Professor Enquanto
Utilizador do Computador
2.1. O Professor e a Opção
Pelo E.A.C.
Ao optar pelo E.A.C. o professor deverá ter em conta alguns critérios
(Gagné, 1982; Lefévre, 1984), nomeadamente:
-
as características dos alunos uma vez que nem
todos aprendem da mesma forma e com os mesmos resultados. Por outro lado
dever-se-á atender nomeadamente ás suas atitudes em relação
à máquina, à experiência anterior com o computador.
-
As características da matéria e da tarefa
a ser realizada, isto é, as aprendizagens e os resultados que se
pretendem obter e como se pretende fazê-lo. Nem todas as matérias
e tarefas poderão ser com a mesma facilidade tratadas pelo computador.
É o caso, por exemplo, em filosofia, da formação de
uma atitude filosófica.
-
O contexto da formação, da aprendizagem,
isto é, por exemplo, as condições do local em que
deve ocorrer, e se é só para um indivíduo ou se é
para um grupo e, neste caso, qual o seu tamanho.
São ainda apontados como factores a considerar
(Gagné, 1982, 510):
-
os custos de manutenção
-
a disponibilidade do hardware e software
-
as preferencias do próprio professor
e também o tempo necessário para a produção
do material
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