O Professor e os Computadores no Ensino

1. Introdução  

2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador 

2.1. O Professor e a Opção Pelo E.A.C. 
2.2. A Escolha do Material (Hardware) 
2.3 A Escolha de Software Educativo 
2.4 O Ambiente Físico 

3. O Professor e a Produção de Programas Educativos 

3.1. O Professor e os Sistemas de Produção Individual 
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção em Equipa 
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção 
3.2.2 O Professor e a Elaboração do Programa 

4. O Computador na Educação (conclusão)

2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador 

2.1. O Professor e a Opção Pelo E.A.C. 
          Ao optar pelo E.A.C. o professor deverá ter em conta alguns critérios (Gagné, 1982; Lefévre, 1984), nomeadamente: 

  • as características dos alunos uma vez que nem todos aprendem da mesma forma e com os mesmos resultados. Por outro lado dever-se-á atender nomeadamente ás suas atitudes em relação à máquina, à experiência anterior com o computador.
  • As características da matéria e da tarefa a ser realizada, isto é, as aprendizagens e os resultados que se pretendem obter e como se pretende fazê-lo. Nem todas as matérias e tarefas poderão ser com a mesma facilidade tratadas pelo computador. É o caso, por exemplo, em filosofia, da formação de uma atitude filosófica.
  • O contexto da formação, da aprendizagem, isto é, por exemplo, as condições do local em que deve ocorrer, e se é só para um indivíduo ou se é para um grupo e, neste caso, qual o seu tamanho.
São ainda apontados como factores a considerar (Gagné, 1982, 510):
    • os custos de manutenção
    • a disponibilidade do hardware e software
    • as preferencias do próprio professor

    • e também o tempo necessário para a produção do material