O Professor e os Computadores no Ensino

1. Introdução  

2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador 

2.1. O Professor e a Opção Pelo E.A.C. 
2.2. A Escolha do Material (Hardware) 
2.3 A Escolha de Software Educativo 
2.4 O Ambiente Físico 

3. O Professor e a Produção de Programas Educativos 

3.1. O Professor e os Sistemas de Produção Individual 
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção em Equipa 
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção 
3.2.2 O Professor e a Elaboração do Programa 

4. O Computador na Educação (conclusão)

2.2. A Escolha do Material (Hardware) 

          Os professores devem estar de qualquer forma implicados no processo de escolha do hardware e consequente plano de implementação. 

          Um dos critérios fundamentais a ter em conta na escolha do hardware passa precisamente pela definição do que é que se pretende fazer com ele e que custos é que isso representa (Coburn et al., 1985). Poderemos, para além desta questão, considerar os seguintes critérios, referidos por vários autores(v.g. Bitter & Camuse, 1988; Coburn et al., 1985; Lefèvre, 1984): 

      
  • a compatibilidade do sistema, isto é, trata-se de saber se o sistema é compatível com os até aí existentes nas instituições afins
  • a expansibilidade para sempre que necessário, se possam adquirir equipamentos periféricos com o objectivo de estender as actuais capacidades do computador
  • a flexibilidade do sistema porque permite a sua utilização para as mais variadas aplicações, havendo realmente software disponível, variado e de qualidade, a baixo preço
    outros aspectos, como por exemplo, o tamanho do écran, a capacidade gráfica, a capacidade de cor, a portabilidade e a confiança da marca e segurança de funcionamento, etc...