O Professor e os Computadores no Ensino
1. Introdução
2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador
2.1. O Professor e a Opção
Pelo E.A.C.
2.2. A Escolha do Material (Hardware)
2.3 A Escolha de Software Educativo
2.4 O Ambiente Físico
3. O Professor e a Produção
de Programas Educativos
3.1. O Professor e os Sistemas de Produção
Individual
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção
em Equipa
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção
3.2.2 O Professor e a Elaboração
do Programa
4. O Computador na Educação
(conclusão) |
2.2. A Escolha do Material
(Hardware)
Os professores devem estar de qualquer forma implicados no processo de
escolha do hardware e consequente plano de implementação.
Um dos critérios fundamentais a ter em conta na escolha do hardware
passa precisamente pela definição do que é que
se pretende fazer com ele e que custos é que isso representa (Coburn
et al., 1985). Poderemos, para além desta questão,
considerar os seguintes critérios, referidos por vários autores(v.g.
Bitter & Camuse, 1988; Coburn et al., 1985; Lefèvre,
1984):
-
a compatibilidade do sistema, isto é, trata-se
de saber se o sistema é compatível com os até aí
existentes nas instituições afins
-
a expansibilidade para sempre que necessário,
se possam adquirir equipamentos periféricos com o objectivo de estender
as actuais capacidades do computador
-
a flexibilidade do sistema porque permite a sua utilização
para as mais variadas aplicações, havendo realmente software
disponível, variado e de qualidade, a baixo preço
outros aspectos, como por exemplo, o tamanho do écran,
a capacidade gráfica, a capacidade de cor, a portabilidade e a confiança
da marca e segurança de funcionamento, etc...
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