O Professor e os Computadores no Ensino
1. Introdução
2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador
2.1. O Professor e a Opção
Pelo E.A.C.
2.2. A Escolha do Material (Hardware)
2.3 A Escolha de Software Educativo
2.4 O Ambiente Físico
3. O Professor e a Produção
de Programas Educativos
3.1. O Professor e os Sistemas de Produção
Individual
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção
em Equipa
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção
3.2.2 O Professor e a Elaboração do
Programa
4. O Computador na Educação
(conclusão) |
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Um aspecto importante do guião refere-se aos seus elementos
fundamentais. Dele deverão constar, para além da identificação
do programa e dos diferentes módulos, da data do programa, e da
identificação dos autores, fundamentalmente:
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Texto / Imagem / Animação - A informação
a aparecer no écran
Em
relação ao texto, que o aluno receberá através
do écran, este deverá estar bem explícito no
guião. A linguagem utilizada é muito importante e,
como já referimos, ela deverá ser objectiva, sintética
e o mais clara possível. Dever-se-ão construir, de preferência,
pequenas frases que permitem uma leitura rápida e uma maior interacção.
Pode também ser útil dar ênfase a certas palavras e
dever-se-á fazê-lo de acordo com as potencialidades do próprio
computador, nomeadamente, sublinhando ou utilizando um outro tipo de letra.
Em relação aos gráficos, outras figuras ou animação,
deverão estar interligadas com o texto, aparecendo desenhadas no
guião, tal e qual com irão ser apresentadas aos alunos
no écran.
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As Respostas dos alunos e sua Análise
Esta é a etapa mais delicada, considerando-a Bork o coração
de qualquer programa educativo. Será aqui que as competências
da equipa tomam uma importância particular, em especial os contributos
dos professores porque, perante a informação que lhe é
fornecida, o aluno vai ter de dar a sua resposta, respostas que devem estar,
tanto quanto possível, previstas para o programa continuar sem percalços.
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