O Professor e os Computadores no Ensino

1. Introdução  

2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador 

2.1. O Professor e a Opção Pelo E.A.C. 
2.2. A Escolha do Material (Hardware) 
2.3 A Escolha de Software Educativo 
2.4 O Ambiente Físico 

3. O Professor e a Produção de Programas Educativos 

3.1. O Professor e os Sistemas de Produção Individual 
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção em Equipa 
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção 
3.2.2 O Professor e a Elaboração do Programa 

4. O Computador na Educação (conclusão)

          Um aspecto importante do guião refere-se aos seus elementos fundamentais. Dele deverão constar, para além da identificação do programa e dos diferentes módulos, da data do programa, e da identificação dos autores, fundamentalmente: 
  • Texto / Imagem / Animação - A informação a aparecer no écran
          Em relação ao texto, que o aluno receberá através do écran, este deverá estar bem explícito no guião. A linguagem utilizada é muito importante e, como já referimos, ela deverá ser objectiva, sintética e o mais clara possível. Dever-se-ão construir, de preferência, pequenas frases que permitem uma leitura rápida e uma maior interacção. Pode também ser útil dar ênfase a certas palavras e dever-se-á fazê-lo de acordo com as potencialidades do próprio computador, nomeadamente, sublinhando ou utilizando um outro tipo de letra. 

          Em relação aos gráficos, outras figuras ou animação, deverão estar interligadas com o texto, aparecendo desenhadas no guião, tal e qual com irão ser apresentadas aos alunos no écran. 

      
  • As Respostas dos alunos e sua Análise
          Esta é a etapa mais delicada, considerando-a Bork o coração de qualquer programa educativo. Será aqui que as competências da equipa tomam uma importância particular, em especial os contributos dos professores porque, perante a informação que lhe é fornecida, o aluno vai ter de dar a sua resposta, respostas que devem estar, tanto quanto possível, previstas para o programa continuar sem percalços.
Uma Folha Para Trás
Uma Folha Para a Frente