O Professor e os Computadores no Ensino2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador 2.1. O Professor e a Opção
Pelo E.A.C.
3. O Professor e a Produção de Programas Educativos 3.1. O Professor e os Sistemas de Produção
Individual
|
O laboratório de informática consiste numa sala com
vários computadores dispostos geralmente junto às paredes.
Opta-se, neste caso, ou por um sistema de terminais ligados a um computador
central ou por um sistema de computadores isolados que por ser mais barato
e mais fácil de instalar é também o mais utilizado
(Bitter & Camuse, 1987). A principal vantagem do laboratório
advém da possibilidade de ser utilizado por um numero relativamente
elevado de alunos que podem trabalhar em grupos, o que se tem mostrado,
aliás, eficaz em termos de aprendizagem (Barba, 1990; Vockell, 1989;
Watson, j., 1990; Webb, 1984) representando assim menores custos (Barba,
1990). Apresenta, por outro lado, desvantagens significativas, que se devem
ao facto de o professor e os alunos se terem que deslocar para um ambiente
denominado pelo hardware, pouco tendo a ver com o ambiente de aprendizagem
criado pelo software (Watson, 1990), por outro lado, o arranjo físico
da sala, isto é, a disposição dos computadores encostados
à parede não favorece a interacção entre professores
e os alunos além de que sempre que se tem de recorrer à utilização
do laboratório torna-se necessária uma requisição
prévia e o professor tem de se submeter a um horário fixo
e determinado (Barba, 1990; Watson, D., 1990). Finalmente parecem existir
frequentemente conflitos entre os professores, utilizadores-da-sala, e
os professores técnicos-responsáveis pela sala ou laboratório
de informática (Barba, 1990).
A utilização de um mini-laboratório na sala de
aula consiste na organização de um espaço, na
sala de aula, onde estão colocados os computadores, que podem ser
três ou quatro (Bitter & Camuse, 1987; Barba, 1990), disponibilizando-se
assim de um centro de aprendizagem no próprio espaço físico
da aula, conforme se pode ver na figura seguinte:
|