O Professor e os Computadores no Ensino

1. Introdução  

2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador 

2.1. O Professor e a Opção Pelo E.A.C. 
2.2. A Escolha do Material (Hardware) 
2.3 A Escolha de Software Educativo 
2.4 O Ambiente Físico 

3. O Professor e a Produção de Programas Educativos 

3.1. O Professor e os Sistemas de Produção Individual 
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção em Equipa 
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção 
3.2.2 O Professor e a Elaboração do Programa 

4. O Computador na Educação (conclusão)

          O laboratório de informática consiste numa sala com vários computadores dispostos geralmente junto às paredes. Opta-se, neste caso, ou por um sistema de terminais ligados a um computador central ou por um sistema de computadores isolados que por ser mais barato e mais fácil de instalar é também o mais utilizado (Bitter & Camuse, 1987). A principal vantagem do laboratório advém da possibilidade de ser utilizado por um numero relativamente elevado de alunos que podem trabalhar em grupos, o que se tem mostrado, aliás, eficaz em termos de aprendizagem (Barba, 1990; Vockell, 1989; Watson, j., 1990; Webb, 1984) representando assim menores custos (Barba, 1990). Apresenta, por outro lado, desvantagens significativas, que se devem ao facto de o professor e os alunos se terem que deslocar para um ambiente denominado pelo hardware, pouco tendo a ver com o ambiente de aprendizagem criado pelo software (Watson, 1990), por outro lado, o arranjo físico da sala, isto é, a disposição dos computadores encostados à parede não favorece a interacção entre professores e os alunos além de que sempre que se tem de recorrer à utilização do laboratório torna-se necessária uma requisição prévia e o professor tem de se submeter a um horário fixo e determinado (Barba, 1990; Watson, D., 1990). Finalmente parecem existir frequentemente conflitos entre os professores, utilizadores-da-sala, e os professores técnicos-responsáveis pela sala ou laboratório de informática (Barba, 1990). 

          A utilização de um mini-laboratório na sala de aula consiste na organização de um espaço, na sala de aula, onde estão colocados os computadores, que podem ser três ou quatro (Bitter & Camuse, 1987; Barba, 1990), disponibilizando-se assim de um centro de aprendizagem no próprio espaço físico da aula, conforme se pode ver na figura seguinte: 
 
 
 

Uma Folha Para Trás Uma Folha Para a Frente