O Professor e os Computadores no Ensino
1. Introdução
2. O Professor Enquanto Utilizador do Computador
2.1. O Professor e a Opção
Pelo E.A.C.
2.2. A Escolha do Material (Hardware)
2.3 A Escolha de Software Educativo
2.4 O Ambiente Físico
3. O Professor e a Produção
de Programas Educativos
3.1. O Professor e os Sistemas de Produção
Individual
3.2 O Professor e os Sistemas de Produção
em Equipa
3.2.1 O Professor e a Equipa de Produção
3.2.2 O Professor e a Elaboração
do Programa
4. O Computador na Educação
(conclusão) |
|
Este
ambiente parece construir uma forma eficaz de rentabilizar as potencialidades
do computador no processo ensino-aprendizagem (Barba, 1990; Watson, D.,
1987). Tem a grande vantagem de integrar as actividades no contexto habitual
de aprendizagem da disciplina. Por outro lado, é possível
realizarem-se vários arranjos físicos que se adaptem o melhor
possível ao desenvolvimento da mesma disciplina. Permite também
que todos os alunos recebam o tempo necessário de formação
e permite organizar uma aprendizagem através do computador por pequenos
grupos, de dois ou três alunos, permitindo um verdadeiro trabalho
em equipa.
Algumas dificuldades poderão surgir pelo facto de se exigir uma
organização da sala de aula mais flexível e também
pelo facto de se exigir ao professor uma melhor planificação
na medida em que deverá pensar em actividades para todos aqueles
alunos que de momento não se encontram a trabalhar com o computador,
além de que terá que integrar muito bem todas as actividades
(Vockell, 1990).
|