programas

Pedro Xisto


Alberto Pimenta

Ana Hatherly

Ângelo de Lima

António Aragão

António Barahona

António Ramos Rosa

Arnaut Daniel

Camilo Pessanha

Ernest Fenollosa

Ernesto Melo Castro

Ezra Pound

Fernando Calhau

Haroldo de Campos

João Vieira

Jorge Peixinho

José Alberto Marques

José Blanc

Luis de Camões

Liberto Cruz

Luís de Oliveira

Mário Cesariny

Nei Castro

Paul Éluard

Paul Valéry

Pedro Barbosa

Salette Tavares

Silvestre Pestana

Wenceslau de Moraes

Nasceu em Limoeiro, Pernambuco, formou-se em Direito (no Recife) e inicia-se na produção de haikais nos anos de 1950, poemas concretos e criações visuais na revista concretista Invenção. Seu primeiro livro de poesia, Haikais & Concretos, foi publicado em 1960. Aliou a produção poética ao exercício das profissões de procurador do Estado e adido cultural em embaixadas brasileiras nos EUA, Canadá e Japão.
A sua obra poética inclui os livros 8 Haikais de Pedro Xisto (1960), Caderno de Aplicação (1966), Logogramas (1966), a e i o u; ou Vogaláxia (1966), Caminho (1979) e Partículas (1984). Os críticos Vinicius de Avila Dantas e Iumna Maria Simon afirmaram, sobre a obra de Xisto: "não tendo participado do Grupo Noigandres, Pedro Xisto aderiu ao Concretismo no final da década de 50, através da preocupação comum com a cultura oriental e com a Física Moderna. Sua obra está cindida entre acompanhar as últimas experiências concretas e produzir um verdadeiro manancial de haikais.
As suas composições — "logogramas" como preferia, aproximando-se da idéia dos ideogramas japoneses — estão hoje em toda e qualquer obra sobre o concretismo e as vanguardas verbas, em todo o mundo. Vale destacar a obra "as águas glaucas", a mais completa compilação da obra do autor, realizada por Bruno Bertrandis de Carvalho (São Paulo: Bertrandis & Vertecchia, 2006).







xisto

ligações

3º programa