A multimédia já se pode considerar fundamental para o ensino, pois permite aos estudantes ultrapassar os limites do ensino tradicional. O problema está na lentidão ou no medo de adoptar estas novas tecnologias por parte das escolas, o que tem vindo a ser feito gradualmente. Ela muda completamente o papel dos professores e alunos, deixando os segundos serem os principais intervenientes no processo de educação, ao passo que os primeiros passam a ser apenas guias nesse processo. Essa mudança de papéis não que dizer que a multimédia vai substituir o método de ensino tradicional, mas sim que o vai enriquecer. Vai permitir aos professores uma melhor esquematização da matéria e vai permitir aos alunos uma melhor visualização e conceptualização de informação tradicionalmente complicada através de simulações de experiências ou situações que, normalmente, seria difícil, senão impossível, de visualizar. A multimédia está presente nas escolas sob a forma de enciclopédias interactivas, atlas, simuladores, etc. Hoje em dia, a internet já está em quase todas as escolas e já faz parte do processo de educação.
©
Departamento de Engenharia Informática |