A imagem é o mais comum componente de uma aplicação multimédia. Define o interface com utilizado com o utilizador e permite que o mesmo seja simples e coerente. Para além do aspecto visual atraente, permite, ainda, ainda clarificar conceitos e/ou simplificar ideias. As imagens podem ser digitalizadas através de um dispositivo adequado (ex: scanner ou câmara digital) ou criadas e/ou modificadas directamente no computador através de aplicações de tratamento e composição de imagem. Posteriormente, são codificadas segundo formatos pré-definidos e armazenadas em disco. Hoje em dia, existem dois grandes tipos de imagens: os bitmaps e as imagens vectoriais. Os primeiros são representações realistas tal como fotografias ou desenhos que requeiram uma perfeição acrescida. Já o segundo, é totalmente descrito por formas geométricas (linhas, circulos, etc) e é utilizado em desenhos técnicos (ex: planta de uma casa). Ambos os tipos de imagens podem ser comprimidos e armazenados em formatos próprios. Uma imagem pode, ainda, ser convertida numa equivalente (ou quase) do outro tipo através de aplicações de processamento de imagens específicas.
©
Departamento de Engenharia Informática |
|