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Digitalização de Aúdio

Para que se mantenha as características do aúdio analógico no aúdio digital é necessário que se arrange um modo de converter a escala da voltagem e a escala temporal do primeiro.

A escala temporal é convertida através de um processo conhecido como sampling (amostragem). O sampling faz a aquisição de amostras separadas por intervalos de tempo constantes. A taxa de amostragem (ou frequência)  é o número de amostras adquiridas por segundo.


Fig. 1 - Sampling

Este processo gera uma sequência de amostras ainda analógicas, pelo que ainda é preciso convertê-las para uma forma digital. Este segundo processo é conhecido como quantization (quantificação). Ele divide a escala de voltagem num determinado número de níveis, dependente do número de bits que se vai usar para representar uma amostra, ou seja, para que uma amostra seja representada por 3 bits têm de existir 2³ = 8 divisões na escala de voltagens. Cada amostra vai ter o valor do nível onde estiver.


Fig. 2 - Quantization (4 bits por amostra)

É claro que quantos mais bits (e, logo, mais níveis) forem usados para representar uma amostra mais aproximada vai ser do original analógico. A diferença entre o original analógico e a cópia digital é chamada de distorção e é inversamente proporcional ao número de bits usados na representação das amostras. Quanto menos bits mais perceptível é a distorção.

Os dispositivos que executam estas tarefas são chamados de ADC (conversor analógico-digital) e, normalmente, operam em frequências entre os 11 kHz e os 44.1 kHz, com 8 e 16 bits por amostra. A escolha das frequências a utilizar depende do seu objectivo, pois quanto maior fôr a frequência e o número de bits por amostra, maior é o seu tamanho final.

No sentido inverso, de analógico para digital, o aúdio necessita de passar por um dispositivo DAC (conversor digital-analógico). Se o mesmo não conseguir processar todos os bits do aúdio digital, a qualidade da saída analógica vai ser baixa.


SAMPLING, QUANTIZATION, ADC, DAC


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