O que é o Movimento Humanista?

O ideário do Novo Humanismo

A evolução do Movimento Humanista

O fundador

Da corrente de opinião à acção

Actividades

Uma estrutura humana em desenvolvimento

  Uma estrutura humana em desenvolvimento

A organização das frentes de acção é flexível e abarca diferentes formas de participação, de acordo com o interesse e a disposição das pessoas envolvidas. No entanto, o Movimento Humanista requer uma estrutura forte, permanente e responsável, capaz de sustentar actividades em cada lugar de conflito e de abrir canais de participação.

Os membros dessa estrutura provêm das frentes de acção e actuam sobre essas mesmas frentes, organizando-se em grupos de dez ou mais pessoas. Estes delegados de grupo são coordenados por um delegado de equipa, que mais não é do que a pessoa que formou essa mesma equipa a partir de uma frente de acção. Fica assim configurado um conselho de base numa frente de acção e é esse conselho de base que amplia essa frente. Quando, a partir desse conselho de base, se formarem dez novos conselhos de base, cada um coordenado pelo seu delegado de equipa, o membro da estrutura que os coordena toma a qualidade de delegado geral e assim sucessivamente.

Deste modo, foi-se gerando uma rede mundial que permite o intercâmbio de experiências, a coordenação de actividades e a elaboração de uma estratégia geral.

A organização do Movimento Humanista é cada vez mais ampla, complexa e participativa. Além disso, assume características muito particulares de acordo com as regiões, países e localidades em que actua. Essas particularidades e diferenças de cada ponto são a base deste grande movimento que não deseja a uniformidade, mas sim, precisamente, a riqueza das etnias, das línguas, dos costumes e dos valores de cada cultura e de cada lugar.

[ Voltar à página principal do Movimento ]

Qualquer sugestão é bem vinda