O que é o Movimento Humanista?

O ideário do Novo Humanismo

A evolução do Movimento Humanista

O fundador

Da corrente de opinião à acção

Actividades

Uma estrutura humana em desenvolvimento

  O que é o Movimento Humanista?

O Movimento Humanista é uma corrente de opinião formada por pessoas que coincidem em pontos básicos a respeito do ser humano e da acção a desenvolver para orientar mudanças positivas nos indivíduos e na sociedade.

Os membros do Movimento Humanista partilham uma mesma atitude que se alicerça em seis pontos:

1. A colocação do ser humano como valor e preocupação central.

2. A afirmação da igualdade de todos os seres humanos.

3. O reconhecimento da diversidade pessoal e cultural.

4. A tendência para o desenvolvimento do conhecimento mais além do aceite como verdade absoluta.

5. A afirmação da liberdade das ideias e das crenças.

6. O repúdio da violência.

A atitude humanista pode ser compreendida como uma "sensibilidade", como um posicionamento perante o mundo humano em que se reconhece a intenção e a liberdade nos outros e em que se assumem compromissos de luta contra a discriminação e a violência.

Não se deve confundir o Movimento Humanista com uma instituição. Pelo contrário, esta corrente de opinião aspira a que os indivíduos, as instituições e a sociedade em geral se informem sobre as suas propostas e decidam da conveniência ou não de partilhá-las. Por isso, o Movimento Humanista difunde abertamente as suas ideias e anima as pessoas à discussão e à participação em instituições já existentes, bem como à criação de outras que traduzam o seu ponto de vista em campos específicos de acção.

Dezenas de milhar de pessoas nos cinco continentes foram-se agrupando em torno das ideias e actividades do Movimento Humanista com o objectivo de dar a conhecer esta corrente de opinião e de dar um impulso em direcção a uma liberdade e solidariedade crescentes neste momento histórico crítico...

[ Voltar à página principal do Movimento ]

Qualquer sugestão é bem vinda