Uma mensagem trocada entre dois utilizadores da Internet é chamada, em gíria informática, de Email (electronic mail). Foi um dos primeiros serviços a ser desenvolvidos na rede antecessora - ARPANET - e, com o passar do tempo, tornou-se no mais popular. Cada utilizador, em regra, tem um endereço Email que o identifica. Esse endereço é fácilmente perceptível por um caracter especial incluido no mesmo - @ ou "at" - que o secciona em duas partes distintas. A primeira indica o nome pelo qual o utilizador é identificado no servidor de Email aque pertence, enquanto que a segunda identifica o endereço físico do mesmo. As vantagens deste serviços são óbvias. É mais rápido e barato do que o correio tradicional e possiblita a inclusão de componentes multimédia (imagens, videos, etc) no corpo da mensagem, bem como o transporte de outros tipos de ficheiros juntamente a mensagem. Todas estas vantagens e características introduziram um novo conceito de trabalho: o trabalho cooperativo. Este conceito baseia-se na cooperação entre de várias pessoas geográficamente dispersas (por vezes numa escala mundial) que trabalham para o mesmo objectivo. Esta dispersão geográfica implica uma diferença entre o horário de trabalho dos muitos trabalhadores que permite que esteja sempre alguém a trabalhar. A redução de custos de produção e do tempo de desenvolvimento são as principais vantagens associadas.
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Departamento de Engenharia Informática |
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