Uma opção habitual para comparar a performance de dois telemóveis é a utilização do mesmo software em ambos. Esta opção vulgarizou-se recentemente com o aparecimento de plataformas device independent (como o J2ME) já que permite, por exemplo, comparar dois telemóveis de características semelhantes mas de fabricantes diferentes. Regra geral, as aplicações mais utilizadas para este fim são os jogos, já que ainda não existem muitas aplicações "office oriented" que exijam bastante capacidade de processamento do telemóvel. Esta forma de comparar a performance é utilizada por dois grupos: criadores de software e utilizadores comuns. Para os criadores de software (em especial de jogos) é útil comparar as diferenças de performance das suas aplicações em vários telemóveis, já que lhes permite observar directamente o seu comportamento (e, em último caso, decidir se vale a pena continuar ou não a suportar um determinado dispositivo). Para os utilizadores comuns a sua importância já é menor. Embora possa eventualmente decidir a opção por um modelo em detrimento de outro, na maior parte dos casos estas comparações serão feitas apenas por "diversão". A principal vantagem de recorrer a este método é simples: pode-se observar com clareza o comportamento das aplicações que serão usadas. Por muito boa que seja uma aplicação típica de benchmarking, nunca poderá simular com exactidão o uso que será dado ao telemóvel. Deste modo, comparar a performance de vários dispositivos utilizando as aplicações para os quais serão usados acaba por ser uma escolha óbvia e eficaz. Infelizmente, apenas se obtém dados comparativos referentes apenas às aplicações testadas (e, eventualmente, a outras similares). Isto significa que não se obtêm dados sobre as características do telemóvel e que, quando utilizando outro género de software, os resultados obtidos podem ser dramaticamente diferentes. Tal como foi mencionado, as aplicações mais comuns para efectuar estas comparações são os jogos, preferencialmente se forem criados para uma plataforma device independent. Como o software dito "normal" praticamente resume-se apenas a agendas de contactos, calculadoras, organizers e outras aplicações que não exigem muito do dispositivo, a sua utilização para comparação acaba por não se justificar. Esta situação é completamente diferente do que ocorre com os jogos, já que a cada dia que passa estes tornam-se mais exigentes a nível da performance exigida ao telemóvel. |
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Pedro Amaro e João Martins © '03 |