1. Introdução
2. Medir o desempenho de um telemóvel
3. Benchmarking usando aplicações específicas
4. Benchmarking usando aplicações típicas
5.
Quem se interessa
6. Presente vs. Futuro
7. Conclusões
8. Agradecimentos
9. Referências
10. Questões


As aplicações de benchmarking são, actualmente, utilizadas quase exclusivamente pelos fabricantes de telemóveis. No entanto, habitualmente são apenas para "consumo interno" (por exemplo, para serem utilizadas como referência para criadores de game engines para determinado dispositivo). Os resultados podem também ser usados para os ajudar a optimizar as suas máquinas. No entanto, esta é uma área razoávelmente nova para alguns fabricantes. Embora muitos já possuam um conhecimento considerável na optimização de certos aspectos dos seus dispositivos (como a memória), não possuem muita experiência em certas características (o display gráfico, por exemplo). Isto acontece porque, anteriormente, não existia uma necessidade de os optimizar e deverá mudar no futuro, à medida que esta necessidade aumenta.

Os criadores de jogos (que são as aplicações mais exigentes na actualidade) não utilizam benchmarks específicos porque a maioria tende a desenvolver optando pelo "mínimo denominador comum" a nível de custo (ou, alternativamente, pelo telemóvel mais popular). Isto faz com que geralmente apenas interesse verificar como funcionam as aplicações num determinado número de dispositivos, não havendo necessidade de obter as características específicas. Este grupo também tem a possibilidade de usar APIs proprietárias para aumentar a performance das suas aplicações, mas esta medida deve ser pensada com cuidado, já que traz consigo elevados custos em termos de desenvolvimento.

Em relação ao utilizador comum, a necessidade de benchmarking é ainda menor. Em primeiro lugar, ainda é hábito o utilizador não escolher o telemóvel, adquirindo-o como parte de um determinado serviço fornecido pelo operador (um tarifário específico, por exemplo). Mesmo quando é dada ao utilizador a possibilidade de escolher o telemóvel que prefere, a performance não costuma ser a característica mais importante. É habitual a escolha ser efectuada olhando para características como a marca, a popularidade desse telemóvel entre os amigos, o aspecto visual, as funcionalidades oferecidas (se possui jogos, toques polifónicos, etc), o preço, etc. A performance pura medida pelas aplicações de benchmarking simplesmente não aparece na lista de características observadas porque não é considerada determinante na aquisição de um telemóvel novo.

Observando as aplicações de benchmarking existentes hoje em dia, assim como as comparações habitualmente feitas entre vários telemóveis tanto por criadores de software como por utilizadores comuns, podemos observar que há 3 áreas importantes: memória, CPU e display gráfico. Os testes à memória e ao CPU são considerados "gerais", já que são importantes para todo o género de aplicações. Os testes ao display gráfico, no entanto, assumem uma particular importância para o mercado de jogos. O aparecimento de plataformas de desenvolvimento independentes do dispositivo também criou uma área onde o benchmarking é importante: a máquina virtual (a Java Virtual Machine, por exemplo). Como a performance da máquina virtual depende não só da velocidade do processador mas também do fornecedor da VM, os resultados podem variar mesmo com dois dispositivos que correm exactamente à mesma velocidade do processador.


 

 

 

Pedro Amaro e João Martins © '03