Introdução Áreas de Aplicaçã |
PROBLEMAS EMOCIONAIS E DE APREDIZAGEM
O processo de aprendizagem requer a existência de um conjuntos de estruturas mentais e emocionais que permitam às crianças relacionar-se com os seus formadores, confiar neles e compreender e incorporar o conhecimento que estes lhes pretendem transmitir. Crianças com problemas emocionais e de aprendizagem raramente têm incapacidades a nível de raciocínio ou memorização, antes não têm as estruturas emocionais que lhes suportem a aprendizagem, seja esta de conhecimentos científicos ou de relacionamento social ou pessoal. Crianças que sofreram de abusos ou de abandono parental, por exemplo, têm não só problemas de relacionamento como de concentração. O que pode a informática fazer para apoiar a aprendizagem destas crianças ? Pode ter vários papeis :
Que software pode ser usado ? Pode ser utilizado software de uso corrente como:
- Processamento de texto - que permite desenvolver capacidades
de escrita ou aplicações explicitamente desenvolvidas para o efeito.Exemplos destas aplicações são apresentados em seguida:
MY LIFE IN WORDS AND PICTURES Crianças com uma história de abandono familiar têm dificuldade em manter memórias da sua infância e podem perder informação importante acerca delas próprias, por exemplo, informação acerca da família onde nasceram. Têm ainda dificuldade em lidar com algumas memórias, especialmente nos casos em que foram vítimas de abusos sexuais e outros. Esta package propõe-se auxiliar crianças nesta situação, permitindo-lhes construir a história da sua vida utilizando palavras e um conjunto de imagens pré-definidas que as crianças podem alterar e a quem podem atribuir pensamentos e emoções. A utilização de imagem é especialmente importante nos casos em que as crianças não têm ainda domínio da palavra. Além do software para escrita de Life Story esta package inclui um conjunto de exercícios que permitem à criança expressar sentimentos e lidar com abusos sexuais. BUBBLES DIALOG Trata-se de um programa que permite aos seus utilizadores criar uma banda desenhada na qual eles controlam as falas e os pensamentos dos personagens que são, tipicamente, dois. Assim as pessoas podem decidir o que os personagens dizem publicamente e o que pensam em privado. Este software funciona em dois modos: criação e revisão. O segundo módulo foi pensado para permitir aos utilizadores rever aquilo que fizeram e reflectir sobre isso. Bubbles Dialog pode ter um papel importante no apoio a crianças com problemas emocionais e de aprendizagem, pois permite-lhes analisar situações da sua vida sem se identificarem directamente com o personagem da história, criando um certo distanciamento que lhes traz a sensação de segurança de que necessitam. Tal com é referido por Ann Jones, este programa pode ser usado para terapia de crianças que tenham sofrido de abandono e abusos. Bubbles Dialog não só permite que as crianças expressem as suas emoções, como também que, através do jogo, os terapeutas distingam alguma identificação das crianças com os personagens fornecendo uma ferramenta que pode ser usada por estes para ajudar a criança a lidar melhor com os seus conflitos e problemas. Todas estas aplicações permitem às crianças que as utilizam sentir uma sensação de controlo e de poder sobre a sua vida, e por outro lado , ao facilitar a sua aprendizagem, permitem o aumento da sua auto-estima e autoconfiança. |