Introdução Áreas de Aplicação |
TERCEIRO MUNDO
Grande parte dos países africanos têm sido, nos últimos anos, devastados por guerras de independência e guerras civis que geram, inevitavelmente, uma instabilidade política e social . Quase todos sofrem de graves problemas económicos originados não só por guerras como também pela seca e pelo excesso populacional. Todos estes factores têm um efeito nefasto na educação das populações. Não só comprometem a existência dos edifícios escolares - muitas vezes o orçamento não permite a sua construção e outras tantas são destruídos durante bombardeamentos - como também não permite a existência de professores qualificados em quantidade e qualidade suficientes. Na realidade, o número de professores a leccionar nesse países é reduzido perante a massa estudantil existente e os que existem são, quase na totalidade, sub (ou não) qualificados. PROGRAMAS EDUCATIVOSSoftware educativo, pedagogicamente correcto e produzido tendo em atenção a cultura dos países africanos, pode contribuir para suprir, em parte, a falta de recursos humanos e a má preparação dos existentes. Os professores teriam obviamente que aprender a funcionar com o software, pelo que seria necessária alguma formação. No entanto, os conteúdos pedagógicos que as crianças devem adquirir serão, em grande parte, fornecidos pelo software, o que permite que professores com menor preparação possam ainda assim continuar a leccionar e contribuir positivamente para a formação adequada dos seus alunos. No entanto, isto é insuficiente para resolver as (extremas) necessidades dos países africanos de terceiro mundo no campo da Educação. A Educação à Distância surgiu como forma de tentar ultrapassar, pelo menos em parte, as necessidade destes países neste campo, facilitando não só a formação de alunos como também de professores. Desde os anos 70 que países como o Malawi, Uganda ou Kenya, só para citar alguns, utilizam este recurso educativo. Foram desenvolvidas várias iniciativas neste âmbito, apoiadas por países desenvolvidos e organizações mundiais (como a UNESCO, por exemplo) : INADES, ETV ,CIFFAD. REDE INFORMÁTICA Os principais veículos utilizados para fazer chegar o conhecimento aos estudantes eram/são a televisão, o correio e a rádio. No entanto, o custo da comunicações comprometem muitas vezes a sua efectiva utilização. Da mesma forma, o custo de uma ligação à rede de comunicações electrónicas é, neste momento, incomportável para a maioria das instituições existentes neste países. Só um programa suportado por países mais desenvolvidos poderia permitir a sua utilização. Se as instituições estiverem ligadas à rede , podem utilizar serviços como e-mail e Internet. Que vantagens poderiam daí advir ? A rede permite contactos entre quaisquer pontos do mundo(desde que ligados à rede, claro!). Essa troca de ideias permitirá aos alunos destes países não só trocar conhecimentos, como também partilhar e confrontar ideias com pessoas de outras culturas e com outras experiências,por exemplo através de correio electrónico e de listas de debate virtual. Permite também que o universo de formadores se estenda. Através da rede podem criar-se relações de amizade o que pode ser particularmente importante em casos de pessoas que tenham perdido toda a família na guerra e que tenham problemas de relacionamento, pois permitir-lhes-á criar laços de amizade de num ambiente em que têm controlo da situação. Desta forma a rede pode proporcionar não só o formação académica como também um formação de cariz social. Outra das potencialidades da ligação em rede é a possibilidade de actualização simples e rápida da informação. Basta alterar a página na rede e já está! Isso é obviamente mais moroso quando se trata de livros ou de programas de TV ou rádio que têm que ser regravados. Por outro lado, mais do que a televisão ou a rádio, a rede permite um contacto directo, até visual , por exemplo, através da utilização de videoconferência. Outro dos serviços disponiblizados nas redes informáticas e talvez o mais conhecido, é a Internet. Recorrendo-lhe, o número de cursos disponíveis aumenta exponencialmente. São mais e mais diversificados do que os disponibilizados pelos meios tradicionais (rádio,TV,correio), além de que estão disponíveis 24 horas por dia. Que problemas podem ser levantados ? Além dos custos a nível económico, os países do terceiro mundo carecem de professores possam ensinar os alunos a trabalhar com os computadores e a rede. E há ainda o factor da vontade política. O acesso à informação aumenta o poder reivindicativo o que pode ser visto como uma ameaça pelo poder político local. Penso que as vantagens da utilização da rede são grandes. No entanto, para que todas as suas potencialidades possam ser usadas proficuamente nos países de terceiro mundo, é necessário que haja um empenhamento do poder político local e um apoio de países desenvolvidos para que seja possível desenvolver, conjuntamente, as iniciativas adequadas. |