Digital Audio Broadcasting

Rádio Digital

Sistemas Multimédia
Dep. Engenharia Informática Universidade Coimbra
Marilyn Gaspar
Miguel Anjo

Sinal de transmissão do DAB

O sistema DAB é feito para transportar vários sinais áudio digitais junto com sinais de dados. Sinais áudio e de dados são considerados como componentes de serviço que podem ser agrupados em serviços.

O sistema de transmissão DAB combina três canais:

1 – Main Service Channel (MSC): utilizado para transportar componentes de serviço áudio e de dados. O MSC é um canal de dados intercalados no tempo dividido em vários sub canais que são codificados individualmente, com protecção de erros igual ou não. Cada sub canal pode transportar um ou mais componentes de serviço. A organização dos sub canais é chamada a configuração do multiplex.

2 – Fast Information Channel (FIC): utilizado para acesso rápido a informação por um receptor. Em particular é usado para enviar a informação de configuração do multiplex e opcionalmente informação do serviço e serviços de dados. O FIC é um canal de dados não intercalado no tempo com protecção de erros de tamanho fixo.

 3 – Synchronization Channel: utilizado internamente, dentro do sistema de transmissão para funções básicas do demodulador, tal como a transmissão das frames de sincronização, controle automático da frequência, estimação do estado do canal e identificador do transmissor.

Cada canal fornece dados de diferentes lados e forma uma frame de transmissão. A sua organização e tamanho depende do modo de transmissão.
 

 

Início

A ouvinte de rádio do futuro

Introdução

DAB - o que é?

Como funciona

EUREKA 147 e IBOC

Configuração do multiplex

Sinal de transmissão do DAB

Modulação OFDM e modos de transmissão

PAD - Programme Associated Data

IP Datagram tunneling

Multimédia

O DAB em Portugal

Conclusões e referências

Spots de divulgação