Digital Audio Broadcasting

Rádio Digital

Sistemas Multimédia
Dep. Engenharia Informática Universidade Coimbra
Marilyn Gaspar
Miguel Anjo

A ouvinte de rádio do futuro

Sandra é uma ouvinte de rádio típica no ano de 2005. De manhã, o alarme do seu Rádio Digital acorda-a com a música e animadores da sua rádio local favorita. Carrega no botão "boletim meteorológico" do seu rádio e este transmite o mais recente boletim da rádio, gravado para ela. Sandra podia assinar um serviço rádio de meteorologia para actualizações contínuas sobre o estado do tempo, mas o serviço gratuito era o suficiente durante oito meses do ano. Durante o Verão, a sua família assinava o serviço meteorológico de amantes dos barcos.

Empregada por uma grande empresa, Sandra trabalha a partir de sua casa, mas hoje tinha uma reunião marcada às 9 horas no centro da cidade. Para preparar, senta-se ao computador a fazer uma pesquisa. Logo que começa, clica o ícone de rádio no ecrã. Está sintonizado para a estação que ela mais gosta e música, com qualidade CD, faz o ambiente enquanto ela começa a pesquisa.

Às 8.30, Sandra entra para o seu carro eléctrico e pergunta ao computador de bordo qual o melhor caminho para os escritórios da empresa. Embora conheça o caminho para o trabalho, ela gosta de verificar os locais com menos trânsito. O computador é actualizado em tempo real com informação do trânsito enviada por uma rádio local. Com confiança, é aconselhada a seguir um percurso alternativo. Enquanto se aproxima do edifício, ela vê e revê o lugar para o automóvel – o parque mais próximo do edifício está cheio, mas existe um lugar no quarteirão seguinte. De novo, a informação em tempo real é fornecida via Rádio Digital.

Quando Sandra regressa da reunião e liga o auto-rádio, o animador é a pessoa mais divertida e mais simpática que ela conhece.
Por vezes, em viagens mais longas, ela sintoniza para lições de Chinês enviadas via satélite, mas hoje quer descansar. A estação faz um intervalo de publicidade com um anúncio a um restaurante próximo (o rádio de Sandra está definido para receber apenas anúncios da zona Oeste da cidade). Soa bem, Sandra pára para carregar no botão "Mais informações" que mostra o nome e endereço do restaurante no ecrã de cristais líquidos. O fax-móvel do seu carro está ligado e imprime o menu do dia com um cupão para uma entrada gratuita. Sandra dirige-se imediatamente para lá.

Mais tarde, já em casa, ela decide ouvir a estação de rádio da sua terra natal, Antigonish, Nova Escócia, acedendo a ela através da Internet. Claro que existe um custo de acesso, mas vale a pena para ouvir a pronúncia familiar, notícias da equipa de futebol da universidade local e o novo talento musical que a estação apresenta. Ela fica tão impressionada com o novo artista que aponta o nome da canção e do álbum que está na parte inferior do seu ecrã. Decide comprar o álbum a partir de um servidor de música na Internet e este fica no seu computador em cerca de 10 minutos com o débito automático na sua conta bancária.

* Excerto de "Radio's Role on the Information Highway" (O Papel da Rádio na auto-estrada da Informação), Janeiro de 1995.
Copyright 1995, Canadian Association of Broadcasters

 

 

Início

A ouvinte de rádio do futuro

Introdução

DAB - o que é?

Como funciona

EUREKA 147 e IBOC

Configuração do multiplex

Sinal de transmissão do DAB

Modulação OFDM e modos de transmissão

PAD - Programme Associated Data

IP Datagram tunneling

Multimédia

O DAB em Portugal

Conclusões e referências

Spots de divulgação