Escolher a plataforma
Meio de distribuição

Quanto ao meio de distribuição, os factores que determinam a escolha são o tamanho da aplicação, e a capacidade de aceder ao meio.

Disquetes

CD-ROM

DVD-ROM

Distribuição on-line

Distribuição híbrida (on- e off-line)

O uso mais frequente deste tipo de distribuição encontra-se em aplicações em CD-ROM que vão actualizar-se à web. Esta técnica permite manter uma grande aplicação actualizada, até à próxima edição, que demora tipicamente 1 a 3 anos; permite ainda distribuir uma aplicação gigantesca, estando os conteúdos mais específicos on-line.

Sites web

Se a aplicação consistir num site web, os factores que entram em jogo são completamente diferentes.

A distribuição implica a existência do servidor (onde está armazenada a informação e programas) e do cliente (que consiste num browser). As páginas HTML, Java, Scripts (JavaScript, VBScript), plug-ins, são executados no cliente, enquanto que os CGIs e ASPs são executados no servidor.

Os CGIs permitem construir páginas dinâmicas, baseadas em bases de dados. Quando a informação é muita e semelhante, ou muito volátil, são os CGIs que permitem que a tarefa seja realizável. O browser chama o CGI com um pedido como parâmetro, e o CGI produz HTML com base nesse pedido.

Certas tarefas podem ser desempenhadas tanto por CGI como por Java e/ou Scripts. Por um lado, a utilização de CGI alivia o tráfego na linha, mas por outro exigem mais da máquina servidor; e ambos os factores pesam muito quando há muitos pedidos ao servidor. Há ainda a considerar que os programas executados do lado cliente podem não ser independentes da plataforma, enquanto que o funcionamento correcto do CGI pode ser garantido.