Escolher a plataforma
Plataforma de execução

A plataforma de execução é definida em função do público alvo, pelo que raramente será equipamento state-of-the-art; pode estar definida à partida (estabelecidas pelo cliente, quando a aplicação vai ter um uso pré-definido (e.g. quiosques) e as máquinas já existem, ou quando se assume que o público-alvo já está fidelizado a uma determinada plataforma); pode ser definida em função da aplicação (no caso de ter uso interno e as máquinas ainda não existem, caso em que o cliente pede conselho acerca da aquisição a fazer); pode ser variada (no caso dum produto à disposição do público em geral; neste caso os requisitos devem ser o mais genéricos possível).

No meio de tanta variedade, existe uma plataforma que, por razões históricas obscuras, se no standart de facto nos dias de hoje: o PC (Personal Computer) com sistema operativo DOS/Windows, e resolução 640x480 pixéis.

Os sistemas Unix têm a supremacia nas áreas científicas e tecnológicas, e em servidores de rede.

Ambientes ‘alternativos’ incluem o Apple Macintosh, Commodore Amiga, consolas de jogos... Quanto ao futuro, vêm aí o video-on-demand, a WebTV, a televisão interactiva.

Requisitos que caracterizam uma plataforma:

Existem algumas abordagens que tentam resolver o problema de restringir o público-alvo ao escolher uma plataforma: de um modo genérico podem chamar-se aplicações multi-plataforma, que variam entre duas filosofias:

No caso duma aplicação multiplataforma, torna-se necessário resolver as incompatibilidades entre as plataformas; se elas são resolvidas da melhor maneira (de um modo subtil, afectando o menos possível a execução da aplicação) obteve-se graceful degradation: perdem-se algumas funcionalidades características da aplicação, mas ainda é possível tirar proveito dela. Esta característica está na base do HTML: muito embora a página web possa ter imagens, tabelas, Java, Scripts, alguns browsers não os reconhecem; no entanto ainda é possível obter (alguma) informação. Nalguns casos (frames, plug-ins) devem ser feitas versões alternativas.