Escolher a plataforma
Plataforma de desenvolvimento

A plataforma de desenvolvimento não tem necessariamente de corresponder à plataforma de execução; sobretudo quando a plataforma de execução é muito vasta. Tipicamente, a plataforma de desenvolvimento vai ter só uma configuração, que deve ter capacidades iguais ou superiores à plataforma de execução, porque não faz sentido desenvolver uma aplicação numa resolução 640x460, se os requisitos são resolução 800x600.

Mas desenvolvendo uma aplicação numa máquina poderosa, torna-se fácil esquecer os requisitos mais baixos da plataforma de execução. Deve-se produzir todo o material com a mais alta qualidade que tem significado para a aplicação, e no final converter para o mínimo denominador comum.

Quando a plataforma de desenvolvimento é ortogonal à plataforma de execução (e.g. Mac / PC), há que ter cuidados adicionais quando se muda de plataforma. É que as cores do ecrã dum Macintosh são mais claras que as dum PC; e, mais crítico, as frequências de amostragem de audio são diferentes: 22.050 kHz no PC, e 22.254 kHz no Mac, o que pode afectar a qualidade de som, se não for feita uma conversão.

É essencial garantir que os requisitos estabelecidos para a plataforma de execução são cumpridos. Por isso, deve-se tertar a aplicação nas várias incarnações da plataforma de execução. No caso dum site web, isso significa testar em combinações Sistema Operativo + browser (com cuidados no que diz respeito à resolução e número de cores no ecrã); numa aplicação off-line os requisitos são muito mais variados do que num site web, em que a compatibilidade inter-plataforma é inerente. Os requisitos são muitos, e com muitas variações, o que nos levaria a fazer testes numa miríade de plataforma diferentes. Por isso, o mais habitual é fazer testes nas máquinas menos dotadas e incidir nos requisitos mais problemáticos (versão do S.O., RAM, ...).