Os media de multimédia
Adequar o meio e a mensagem

Áudio

É um meio muito versátil pode ser usado como parte integrante de um vídeo, só ou para acompanhar gráficos, textos, ou os dois simultaneamente. O espaço consumido, é relativamente pequeno e depende do nível de qualidade mas é fácil de parametrizar existem guias com informação disponível.

O audio está neste momento a começar a aparecer nos projectos on-line. Som de fundo como digital áudio ou MIDI, é possível com alguns browsers mas no geral a reacção tem sido negativa. Áudio clipes ou RealAudio é muito usado por estações de rádio que existem apenas na Web. Comparando com broadcast a qualidade é pobre, mas atrai já algumas atenções, talvez seja a nova experiência de ondas curtas.

Em projectos off-line , antes do uso do áudio eram usados textos e gráficos para apresentar a informação, o que tornava as aplicações desinteressantes e pesadas, dificultando o acesso aos dados.

O som libertou os projectistas do uso de texto, o maior problema é a repetição porque o áudio é barato e eficiente, falha quando é necessário transmitir muita informação sem se poder repetir. As vantagens são notórias quando é possível juntar textos e gráficos apropriados para ajudar na compreensão porque pode ser usado no ponto em que é necessário sem perda de informação.

Áudio inclui: som, discurso e musica. Tanto a televisão como o rádio desenvolveram técnicas que permitem torna-lo num meio sofisticado mas fácil de ouvir, fazendo maravilhas com imagens estáticas.

Não é por acaso que o rádio é a televisão apresentam os programas com pequenos excertos dos mesmos, identifica o programa e deixa o espectador (visual ou sonoro) a espera do que vem de seguida. A diminuição de som entre a publicidade e os programas indica que o programa está para começar....Num contexto de não broadcast como por ex. vídeo ou multimedia a musica inicial pode ajudar o utilizador a acertar o volume e ver se está tudo correcto.

O som pode ser evocativo, apela as emoções influenciando as reacções do ouvinte. Pode criar ambiente, o que é extremamente importante sobretudo para aplicações que necessitam persuadir (apresentações, vendas), claro que se mal usado o efeito pode ser o contrário do pretendido.

Poucos reconhecem as vantagens da utilização de som de uma forma bem planeada e bem executada, como implica mais tempo e dinheiro muitas vezes uma boa apresentação sonora é descurada para segundo plano.

O som tem técnicas próprias para apelar aos ouvintes a fade-up implica que o ouvinte está a ouvir uma conversa secreta enquanto que fade-out significa que o ouvinte está a mover-se. Os efeitos do som podem ser humoristas, intriguistas e realistas.

Sons interactivos tem diferenças para os projectistas, é necessário saber que o som pode ter um bom impacto inicial e depois tornar-se irritante, uma solução pode ser dar controle ao utilizador sobre a quantidade e forma de apresentação do som. No caso dos quiosques é necessário garantir que o som continua audível independentemente de estranhos barulhos exteriores.

O efeito do uso de som na web não é previsível. Sons que tocam quando o utilizador clica em determinados botões são bons, mas sons de fundo podem tornar-se irritantes. Como muitos utilizadores configuram os seus browsers para não terem som não há garantia que o som seja ouvido por todos.