Os media de multimédia
Adequar o meio e a mensagem

Interfaces gráficas para vídeo e computador

Pode ir de simples gráficos a complicados efeitos 3'Ds, apesar de ser necessária grandes conhecimentos a nível de ferramentas o seu efeito a nível de orçamento é quase insignificante. A manipulação da informação fonte e a sua integração é uma das tarefas mais comuns em multimedia, a qualidade final pode ser afectada pela plataforma e software utilizados.

O desenho gráfico tem um forte impacto visual no utilizador, podendo ser usados como suporte de outros meios. Nos projectos off-line os sistemas estão mais sofisticados e com mais memória facilitando o uso de desenhos gráficos de elevada qualidade, passando de aplicações de formato texto para formato visual.

O uso do formato visual aumentou muito para aplicações on-line, mas as restrições de acesso devido a necessidade de plug-ins e tempo de download relembra que é necessário um compromisso entre estes factores e a qualidade gráfica do site. As elaboradas interfaces gráfica funcionam melhor off-line do que on-line.

Apesar de poderem ser realistas - tão realistas como uma foto- as interfaces gráficas não superam as qualidades do vídeo (qualidade de representação simbólica).

Apesar de não serem muito utilizadas as vídeo animações são produzidas por equipamento especial sendo possível em menos espaço de tempo produzir com qualidade bastante superior a das animações geradas por computador. Por isso nos projectos off-line quando há problemas de tempo e o orçamento chega usam-se vídeo animações.

O uso de interfaces gráficas na formação

Interfaces gráficas de treino foram categorizadas em representações lógicas e analógicas:

Apesar da teoria recomendar o uso de interfaces gráficas para ajudar na compreensão do texto, este facto foi ignorado durante muito tempo pelos cursos baseados em computadores. O que pode estar relacionado com a história da educação, na qual o texto tinha um papel dominante. A comunicação visual se vem aplicada pode ser um grande aliado, juntamente com outro meios, no desenvolvimento de boas aplicações para uso educativo.

O uso de animação pode ser também um factor importante, mas esta provado que os utilizadores distraem-se facilmente com pormenores que na maioria dos casos não estão relacionados com a ideia que se pretende transmitir.

Os princípios gerais do uso de animação recomenda o uso de animação suficientemente simples para ser entendida mas suficientemente complexa para transmitir a importância da informação. Os utilizadores podem não dar atenção a dados importantes se várias coisas ocorrem ao mesmo tempo, por isso é importante o uso de cores ou locução. Para ajudar a atenção directa deve-se permitir ao utilizador manipular determinadas partes da animação (velocidade, ...). A animação é um bom meio para representar:

Mas por outro lado é um bom meio de distracção.

Conclusão:

Para projectos on-line é necessária chegar a acordo sobre configuração desejada, velocidade de transferencia e impacto educacional. O impacto pretendido pode ir de motivacional a educacional, há várias técnicas para controlar o tamanho, qualidade e velocidade de download das interfaces gráficas o que bastante importância quando falamos em termos de educação.