|  | "Manual
        de Pirotecnia - Mistos de Cor" VOLTAR | PÀGINA
        ANTERIOR
        | PÀGINA
        SEGUINTE   Em pirotecnia, polvoras e mistos , são
        basicamente a mesma coisa
 Mistos de cor são polvoras coloridas.
 
 Tudo que um fogueteiro precisa saber manusear é
        simplesmente, pólvora negra e mistos de cor.
 A maioria das peças populares, que ha no comercio são
        feitas a partir desses dois componentes. Os fogos de
        artificio de um modo geral são sempre uma variante de pólvora
        negra ou (pólvora colorida) mistos de cor.
 Fazer pólvora é um trabalho industrial. E o fogueteiro
        partindo da pólvora negra industrial, faz as adaptações
        a cada artefato. Acrescenta carvão, ou enxofre; granula
        ou pulveriza; molha ou mistura com outro produto.
 Os mistos de cor tem uma composição praticamente igual
        a pólvora negra, mudando apenas o elemento químico que
        gera a cor. Combustível e oxidante , basicamente nas
        mesmas proporções.
 Exemplificando: a pólvora negra é nitrato, carvão e
        enxofre. Um misto de cor vermelha pode ser nitrato, carvão
        e enxofre. Na cor verde exatamente nitrato, enxofre e
        carvão. A diferença está no tipo de nitrato: potássio
        para a pólvora negra. Nitrato de estrôncio no misto de
        luz vermelha. Nitrato de bário no misto de cor verde.
 O processo de fabrico é essencialmente o mesmo. Os
        segredos dos efeitos de fogos de artifícios estão quase
        sempre em pequenas variáveis .
 
 
 
 Produtos químicos
 
 
 
 Nos fogos de artificio comerciais, o clorato de potássio
        ( Kcl03 ) é o principal oxidante. Mas pode ser um
        nitrato de potássio (KN03 )como na pólvora negra. Assim
        como a pólvora negra é feita de nitrato, a pólvora
        "branca" é feita de clorato.
 
 Um misto feito com clorato, acrescido de um pó metálico
        combustível é a "pólvora branca"usada em
        pequenas bombas.Um misto de luz branca , acelerado com pó
        metálico, resulta em "pólvora branca"para
        bombinhas. O envolucro completa o efeito de explosão.
 
 Todo misto com clorato e pó metálico é violento e
        perigoso.
 
 Os mistos , baseados na pólvora negra, usam sempre
        combustíveis orgânicos. São lentos de queimar, mais
        acessíveis e comuns. A reação clorato/enxofre é
        retardada, na presença de combustíveis orgânico. Por
        isso os mistos quase sempre tem um exagero de combustível,
        visando controlar a velocidade de queima .
 Qualquer misto de cor , ou mesmo pólvora negra, que
        receba um acréscimo de carvão, serragem, goma laca,
        PVC, ou similar, queima mais lento, não alterando o
        efeito pretendido nem a cor da luz.
 
 A base é nitrato e enxofre ou clorato e enxofre.Ideal
        é usar nitratos. Todavia a mistura clorato//enxofre
        é a preferida, ainda que perigosa, por reagir
        melhor. ( Convém não misturar Clorato de potássio com
        enxofre, cloreto de amônia, alumínio, ou nitrato de bário
        )
 MAGNÉSIO
 O magnésio em pó de uso em pirotécnicos tem diversas
        granulometrias. Todas são feitas a partir de uma barra
        ou cilindro maciço fundido do metal magnésio comum,
        comercial, e depois torneado, usinado, em um torno mecânico
        comun. A raspa, ou cavaco que sai do torno em forma de
        uma fita ou serpentina, de espessura bem fina é levado a
        galga ou moe, e moído. Este cavaco de torno permite
        fazer qualquer granulometria , conforme a ferramenta de
        corte usada. A moagem é feita por pressão , amasso, e
        selecionada por peneiras. Melhor seria o magnésio
        chamado esférico. Todavia o pó de magnésio
        obtido por moagem do cavado de torno , e lavado com
        tricloretileno, após impermeabilização com 1% de óleo
        de linhaça , é muito bom . Mesmo que a barra fundida do
        metal magnésio possua l0% de impurezas, tais como alumínio
        , ferro e outros.
 No caso de limalha de ferro, de aço e similares o
        processo de obtenção do pó é o mesmo. Cavaco de torno
        moído na galga . O alumínio grosso também pode ser
        obtido pelo mesmo processo. O alumínio mais fino (brilhante)
        assim como o alumínio mais grosso (escuro) são pós
        finos como talco , difíceis de obter em quantidade.Melhor
        comprar o produtos industrial no comercio.
 De modo geral os produtos para fogos de artificio são
        impuros (5 -l0% de impurezas). O gesso (sulfato de cálcio)
        usado para luzes vermelhas deve ser do tipo "cre"
        isto é , um tipo de gesso comercial especial. Outros não
        são tão bons. Na pratica deve-se comprar varias
        amostras de procedências diferentes até saber qual é o
        melhor. Em pirotécnicos militares , convém produtos
        puros, sem necessidade de chegar ao tipo PA (para análise).
 De qualquer modo todos os produtos devem ser moídos na
        fabrica e secos (não convém ser anidros). Depois
        peneirados .O carvão é moído na galga, e peneirado
        fino, uma vez. Os resíduos não servem pois são madeira
        mal queimada . O carvão , assim como a serragem deve ser
        de madeira leve , mole.
 A propósito das peneiras convém ter de diversas malhas,
        de fabricantes que ofereçam especificação (numero e
        espessura dos fios ). Normalmente de aço inox.É
        muito importante ter igualdade nas malhas. Peneiras
        padronizadas.
 As Cores
 
 
 A cor da luz dos mistos provem sempre de um sal inorgânico.
        Na pólvora negra o nitrato de potássio fornece a cor
        esbranquiçada.
 O tipo de sal , depende da disponibilidade. Para fazer um
        misto vermelho serve um carbonato, sulfato, nitrato,
        clorato ou outro derivado do elemento químico estrôncio.
 ____________________________________Cor da
        chama(luz)
 Stroncio,Calcio,Litio,Rubidio = Vermelho
 Boron,Talium,Bario = Verde
 Sodio=Amarelo
        Cobre,Cesium= Azul
 _____________________________________
 
 Mas não é só o estrôncio que fornece a cor vermelha .O
        cálcio também tinge a luz de vermelho.O potássio é
        ligeiramente purpura.
 Para saber qual produto fornece qual cor, basta colocar
        miligramas do produto na extremidade de um bastão de
        vidro sobre uma chama de gás ou álcool. Aquecido ,o sal
        colore a chama, queimando ou não.
 
 Depois de determinado qual o produto que ira fornecer a
        cor, o outro componente do misto é o aglutinante. A cola
        , o adesivo. A Goma Laca é das mais usadas. Breu,
        dextrina e similares são mais antigos. Atualmente as
        resinas sintéticas leves são mais aconselhaveis.Um
        intensificador de cor também pode estar presente.
 Assim , o misto, composto de um oxidante , um combustível,
        e o adesivo, é preparado em formas de grânulos,
        baladas, tarugos e acondicionado no artefato.
 
 Fazendo
 
 Escolhido o oxidante que pretendemos usar, determinamos o
        combustível que melhor reage com ele. O combustível
        usado com os cloratos , não é o mesmo usado para os
        nitratos.
 Iniciamos a mistura partindo do combustível, mais os
        outros componentes ( a goma , p.e.) e por ultimo
        colocamos o oxidante.
 
 Sempre acrescenta-se o oxidante por ultimo ,
        para evitar uma reação violenta.
 
 Primeiro o combustível, e outros. Se possível
        umedecemos
 Por ultimo colocamos o oxidante. Inicialmente um pouco.
        Esperamos secar e queimamos. Se não queima colocamos
        mais oxidante. provamos queimar novamente. Se queima
        lento , colocamos mais oxidante, e novamente
        experimentamos.
 Agora o misto esta bem mais rápido de queima, e com
        menos cor. Se colocarmos mais oxidante, ficar difícil de
        queimar. Fica mais lento. Observar para não ficar mal
        misturado. Ma mistura pode se tornar perigosa.
 Durante a mistura observar que quanto mais se mistura ,
        sem alterar as quantidades, mais rápida fica a queima. O
        efeito de homogenizar os componentes altera a velocidade
        de queima. Na pratica é necessário usar sempre o mesmo
        método de misturar senão perde-se o controle. Um
        excesso de oxidante funciona como retardador. Desperdício
        de material.
 Se a formula que estamos usando diz 20% de carbonato de
        Estrôncio para a cor vermelha, quando desejarmos a cor
        verde, basta trocar por 20% de carbonato de bário. Sae o
        estrôncio , entra o bário. Isso significa que os
        oxidantes que fornecem a cor , quando similares, podem
        ser substituídos para mudar a cor do artefato. Uma
        alteração na velocidade de queima ou na intensidade é
        sempre pequena.Todavia os combustíveis , quando trocados
        exigem cuidado.
 Composições onde o nitrato é o agente de cor são fáceis
        de trocar. Quando o oxidante é o clorato, ha que ter
        muito cuidado. Trocar nitrato de potássio , na pólvora
        negra , por nitrato de bário, o resultado é
        praticamente o mesmo, salvo a cor, que fica esverdeada.
        No caso de cloratos o agente de cor costuma estar
        separado. É comum usar clorato/enxofre, e um carbonato
        de bário ou estrôncio misturado para obter a cor verde,
        ou vermelha.
 Isso significa que se o oxidante disponível é um
        nitrato, o agente de cor da luz já pode estar
        incorporado. Sendo um clorato o oxidante disponível,( ou
        outro oxido) o agente de cor pode estar separado, como um
        carbonato ou oxalato.
 
 
 Mistos Vermelhos
 
            
                
                    | Produto | 1 | 2 | 3 | 4  |  
                    | Nitrato estroncio | 61 | 64 | 33 | 25 |  
                    | Magnesio | 15 | 9 | 8 | 15,5 |  
                    | PVC | 10 | 13 | 8,5 | 6 |  
                    | Enxofre | 2,2 | - | - | - |  
                    | Gilsonite | 8 | - | 5 | - |  
                    | OleoLinhaça | 2 |  | 4 |  |  
                    | Resina |  | 14 |  | 3,5 |  [4] Peso l00 grs. misto prensado a l0
        mil PSI - 2 ou 3 incrementos -Em tubo de papelão de 20 x
        56 mm- Tempo queima 42 seg. -30/40 mil Cd.
 
 
 
 Pirotecnicos = Fogos
 
 Ha uma diferença entre pirotécnicos e fogos de
        artificio.
 Normalmente são sinônimos. Na fabrica , todavia , ha
        uma sensível diferença.
 Fogos de artificio, são aqueles
        artefatos de uso em espetáculo, diversão.
 Pirotécnicos, são pecas para uso geral
        , mais técnico.
 
 A diferença na fabrica reside na durabilidade,
        qualidade, precisão, etc.Exemplificando:
 
 As polvoras e mistos em uso tanto para fogos de artificio
        como para pirotécnicos em geral são as mesmas, com
        produtos diferentes na qualidade , no preparo , no
        tratamento no custo econômico. Fogos de artificio são
        pecas de baixo custo.O poder de luz em um pirotecnico é
        muito importante. Em fogos de artificio, não tanto.
 Fogos de artificio são pouco duráveis , no máximo um
        ano. Pirotécnicos, devem funcionar bem muitos anos após
        o fabrico, e sob condições adversas.
 
   |  |