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"Manual
de Pirotecnia - Mistos de Cor" VOLTAR | PÀGINA
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Em pirotecnia, polvoras e mistos , são
basicamente a mesma coisa
Mistos de cor são polvoras coloridas.
Tudo que um fogueteiro precisa saber manusear é
simplesmente, pólvora negra e mistos de cor.
A maioria das peças populares, que ha no comercio são
feitas a partir desses dois componentes. Os fogos de
artificio de um modo geral são sempre uma variante de pólvora
negra ou (pólvora colorida) mistos de cor.
Fazer pólvora é um trabalho industrial. E o fogueteiro
partindo da pólvora negra industrial, faz as adaptações
a cada artefato. Acrescenta carvão, ou enxofre; granula
ou pulveriza; molha ou mistura com outro produto.
Os mistos de cor tem uma composição praticamente igual
a pólvora negra, mudando apenas o elemento químico que
gera a cor. Combustível e oxidante , basicamente nas
mesmas proporções.
Exemplificando: a pólvora negra é nitrato, carvão e
enxofre. Um misto de cor vermelha pode ser nitrato, carvão
e enxofre. Na cor verde exatamente nitrato, enxofre e
carvão. A diferença está no tipo de nitrato: potássio
para a pólvora negra. Nitrato de estrôncio no misto de
luz vermelha. Nitrato de bário no misto de cor verde.
O processo de fabrico é essencialmente o mesmo. Os
segredos dos efeitos de fogos de artifícios estão quase
sempre em pequenas variáveis .
Produtos químicos
Nos fogos de artificio comerciais, o clorato de potássio
( Kcl03 ) é o principal oxidante. Mas pode ser um
nitrato de potássio (KN03 )como na pólvora negra. Assim
como a pólvora negra é feita de nitrato, a pólvora
"branca" é feita de clorato.
Um misto feito com clorato, acrescido de um pó metálico
combustível é a "pólvora branca"usada em
pequenas bombas.Um misto de luz branca , acelerado com pó
metálico, resulta em "pólvora branca"para
bombinhas. O envolucro completa o efeito de explosão.
Todo misto com clorato e pó metálico é violento e
perigoso.
Os mistos , baseados na pólvora negra, usam sempre
combustíveis orgânicos. São lentos de queimar, mais
acessíveis e comuns. A reação clorato/enxofre é
retardada, na presença de combustíveis orgânico. Por
isso os mistos quase sempre tem um exagero de combustível,
visando controlar a velocidade de queima .
Qualquer misto de cor , ou mesmo pólvora negra, que
receba um acréscimo de carvão, serragem, goma laca,
PVC, ou similar, queima mais lento, não alterando o
efeito pretendido nem a cor da luz.
A base é nitrato e enxofre ou clorato e enxofre.Ideal
é usar nitratos. Todavia a mistura clorato//enxofre
é a preferida, ainda que perigosa, por reagir
melhor. ( Convém não misturar Clorato de potássio com
enxofre, cloreto de amônia, alumínio, ou nitrato de bário
)
MAGNÉSIO
O magnésio em pó de uso em pirotécnicos tem diversas
granulometrias. Todas são feitas a partir de uma barra
ou cilindro maciço fundido do metal magnésio comum,
comercial, e depois torneado, usinado, em um torno mecânico
comun. A raspa, ou cavaco que sai do torno em forma de
uma fita ou serpentina, de espessura bem fina é levado a
galga ou moe, e moído. Este cavaco de torno permite
fazer qualquer granulometria , conforme a ferramenta de
corte usada. A moagem é feita por pressão , amasso, e
selecionada por peneiras. Melhor seria o magnésio
chamado esférico. Todavia o pó de magnésio
obtido por moagem do cavado de torno , e lavado com
tricloretileno, após impermeabilização com 1% de óleo
de linhaça , é muito bom . Mesmo que a barra fundida do
metal magnésio possua l0% de impurezas, tais como alumínio
, ferro e outros.
No caso de limalha de ferro, de aço e similares o
processo de obtenção do pó é o mesmo. Cavaco de torno
moído na galga . O alumínio grosso também pode ser
obtido pelo mesmo processo. O alumínio mais fino (brilhante)
assim como o alumínio mais grosso (escuro) são pós
finos como talco , difíceis de obter em quantidade.Melhor
comprar o produtos industrial no comercio.
De modo geral os produtos para fogos de artificio são
impuros (5 -l0% de impurezas). O gesso (sulfato de cálcio)
usado para luzes vermelhas deve ser do tipo "cre"
isto é , um tipo de gesso comercial especial. Outros não
são tão bons. Na pratica deve-se comprar varias
amostras de procedências diferentes até saber qual é o
melhor. Em pirotécnicos militares , convém produtos
puros, sem necessidade de chegar ao tipo PA (para análise).
De qualquer modo todos os produtos devem ser moídos na
fabrica e secos (não convém ser anidros). Depois
peneirados .O carvão é moído na galga, e peneirado
fino, uma vez. Os resíduos não servem pois são madeira
mal queimada . O carvão , assim como a serragem deve ser
de madeira leve , mole.
A propósito das peneiras convém ter de diversas malhas,
de fabricantes que ofereçam especificação (numero e
espessura dos fios ). Normalmente de aço inox.É
muito importante ter igualdade nas malhas. Peneiras
padronizadas.
As Cores
A cor da luz dos mistos provem sempre de um sal inorgânico.
Na pólvora negra o nitrato de potássio fornece a cor
esbranquiçada.
O tipo de sal , depende da disponibilidade. Para fazer um
misto vermelho serve um carbonato, sulfato, nitrato,
clorato ou outro derivado do elemento químico estrôncio.
____________________________________Cor da
chama(luz)
Stroncio,Calcio,Litio,Rubidio = Vermelho
Boron,Talium,Bario = Verde
Sodio=Amarelo
Cobre,Cesium= Azul
_____________________________________
Mas não é só o estrôncio que fornece a cor vermelha .O
cálcio também tinge a luz de vermelho.O potássio é
ligeiramente purpura.
Para saber qual produto fornece qual cor, basta colocar
miligramas do produto na extremidade de um bastão de
vidro sobre uma chama de gás ou álcool. Aquecido ,o sal
colore a chama, queimando ou não.
Depois de determinado qual o produto que ira fornecer a
cor, o outro componente do misto é o aglutinante. A cola
, o adesivo. A Goma Laca é das mais usadas. Breu,
dextrina e similares são mais antigos. Atualmente as
resinas sintéticas leves são mais aconselhaveis.Um
intensificador de cor também pode estar presente.
Assim , o misto, composto de um oxidante , um combustível,
e o adesivo, é preparado em formas de grânulos,
baladas, tarugos e acondicionado no artefato.
Fazendo
Escolhido o oxidante que pretendemos usar, determinamos o
combustível que melhor reage com ele. O combustível
usado com os cloratos , não é o mesmo usado para os
nitratos.
Iniciamos a mistura partindo do combustível, mais os
outros componentes ( a goma , p.e.) e por ultimo
colocamos o oxidante.
Sempre acrescenta-se o oxidante por ultimo ,
para evitar uma reação violenta.
Primeiro o combustível, e outros. Se possível
umedecemos
Por ultimo colocamos o oxidante. Inicialmente um pouco.
Esperamos secar e queimamos. Se não queima colocamos
mais oxidante. provamos queimar novamente. Se queima
lento , colocamos mais oxidante, e novamente
experimentamos.
Agora o misto esta bem mais rápido de queima, e com
menos cor. Se colocarmos mais oxidante, ficar difícil de
queimar. Fica mais lento. Observar para não ficar mal
misturado. Ma mistura pode se tornar perigosa.
Durante a mistura observar que quanto mais se mistura ,
sem alterar as quantidades, mais rápida fica a queima. O
efeito de homogenizar os componentes altera a velocidade
de queima. Na pratica é necessário usar sempre o mesmo
método de misturar senão perde-se o controle. Um
excesso de oxidante funciona como retardador. Desperdício
de material.
Se a formula que estamos usando diz 20% de carbonato de
Estrôncio para a cor vermelha, quando desejarmos a cor
verde, basta trocar por 20% de carbonato de bário. Sae o
estrôncio , entra o bário. Isso significa que os
oxidantes que fornecem a cor , quando similares, podem
ser substituídos para mudar a cor do artefato. Uma
alteração na velocidade de queima ou na intensidade é
sempre pequena.Todavia os combustíveis , quando trocados
exigem cuidado.
Composições onde o nitrato é o agente de cor são fáceis
de trocar. Quando o oxidante é o clorato, ha que ter
muito cuidado. Trocar nitrato de potássio , na pólvora
negra , por nitrato de bário, o resultado é
praticamente o mesmo, salvo a cor, que fica esverdeada.
No caso de cloratos o agente de cor costuma estar
separado. É comum usar clorato/enxofre, e um carbonato
de bário ou estrôncio misturado para obter a cor verde,
ou vermelha.
Isso significa que se o oxidante disponível é um
nitrato, o agente de cor da luz já pode estar
incorporado. Sendo um clorato o oxidante disponível,( ou
outro oxido) o agente de cor pode estar separado, como um
carbonato ou oxalato.
Mistos Vermelhos
Produto |
1
|
2
|
3
|
4
|
Nitrato estroncio |
61
|
64
|
33
|
25
|
Magnesio |
15
|
9
|
8
|
15,5
|
PVC |
10
|
13
|
8,5
|
6
|
Enxofre |
2,2
|
-
|
-
|
-
|
Gilsonite |
8
|
-
|
5
|
-
|
OleoLinhaça |
2
|
|
4
|
|
Resina |
|
14
|
|
3,5
|
[4] Peso l00 grs. misto prensado a l0
mil PSI - 2 ou 3 incrementos -Em tubo de papelão de 20 x
56 mm- Tempo queima 42 seg. -30/40 mil Cd.
Pirotecnicos = Fogos
Ha uma diferença entre pirotécnicos e fogos de
artificio.
Normalmente são sinônimos. Na fabrica , todavia , ha
uma sensível diferença.
Fogos de artificio, são aqueles
artefatos de uso em espetáculo, diversão.
Pirotécnicos, são pecas para uso geral
, mais técnico.
A diferença na fabrica reside na durabilidade,
qualidade, precisão, etc.Exemplificando:
As polvoras e mistos em uso tanto para fogos de artificio
como para pirotécnicos em geral são as mesmas, com
produtos diferentes na qualidade , no preparo , no
tratamento no custo econômico. Fogos de artificio são
pecas de baixo custo.O poder de luz em um pirotecnico é
muito importante. Em fogos de artificio, não tanto.
Fogos de artificio são pouco duráveis , no máximo um
ano. Pirotécnicos, devem funcionar bem muitos anos após
o fabrico, e sob condições adversas.
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