Requisitos das marcas de água digitais

Para que a protecção dos direitos de autor seja eficaz, a marca de água numa imagem tem que satisfazer certos parâmetros:

  1. As marcas de água devem ser imperceptíveis de modo a que não possam ser removidas por pessoas não autorizadas. Só devem ser detectáveis pelo seu autor.
  2. A marca de água deve "sobreviver" a processos e modificações que são comuns acontecer nas aplicações de tratamento de imagens (mudança de tamanho, dithering, cropping, compressão), isto é, tem que ser robusta.
  3. As marcas de água têm de identificar o proprietário com uma probabilidade de erro tão pequena quanto possível. Esta autenticação sem possibilidade de erro é um requisito de qualquer mecanismo de verificação de autenticidade.
  4. A segurança dos métodos de implementação de marcas de águas não tem de ser baseada no segredo dos algoritmos, pois isso não significa que os métodos sejam inquebráveis, tal como todos os métodos de criptografia.
  5. É aconselhável que a detecção de cópias piratas possa ser feita sem a informação original. Se tal fosse necessário os requisitos dos sistemas iriam aumentar imenso.
  6. Também a complexidade dos algoritmos de codificação/descodificação de marcas de água deve ser eficiente, de modo a que os tempos de resposta não sejam demasiado elevados.
  7. Deve existir integridade, isto é, deve ser possível a detecção de mudanças significativas na informação digital.


Página anterior | Contéudo | Página seguinte

Voltar ao índice de artigos