Introdução
O que são as marcas de água digitais?
A marca de água é uma técnica usada em meios digitais, tais como imagens, áudio, vídeo e texto, que acrescenta, a esses mesmos meios, vária informação de copyright. Exemplo dessa informação é o autor ou proprietário do meio digital. A marca de água é integrada no próprio conteúdo do meio digital e por isso não requer espaço adicional ou a criação de um novo formato.
Como a marca de água está presente em todas as cópias (que não sejam alteradas) da imagem original, a marca de água serve também de assinatura digital para cada uma dessas mesmas cópia. Uma determinada marca de água digital pode ser usada unicamente numa cópia, para por exemplo, identificar o receptor do documento, ou então ser comum a várias cópias, o que pode servir para identificar a fonte do documento. Em qualquer dos casos, a aplicação da marca de água digital faz com que exista uma transformação do documento original noutro ligeiramente diferente. Isto distingue o digital watermarking do digital fingerprinting onde o ficheiro original permanece intacto e um novo ficheiro é criado. Esse ficheiro descreve o conteúdo do ficheiro original.
O digital watermarking também é diferente da chave pública de encriptação (que também transforma a mensagem original noutra de outro formato). Nos nossos dias é uma prática comum encriptar documentos digitais para que não possam ser visualizados senão pelos destinatários desses mesmos documentos.
Assim sendo, o uso de marcas de água digitais deixa a imagem ou o ficheiro original praticamente intacto e reconhecível. Além disso, como assinaturas, só podem ser validadas com software especial.
Como surgiram as marcas de água digitais?
A enorme popularidade da Internet no princípio dos anos 90 demonstrou o enorme potencial comercial que os recursos multimédia ofereciam através das redes digitais. A Internet é a maior fonte de informação e devido ao seu enorme público as questões de copyright e de plágio tornaram-se preocupantes para os autores de trabalhos publicados na Web.
Também as empresas que começaram a usar as redes digitais para mostrar os seus produtos multimédia e que têm em vista a sua comercialização, revelam interesse em promover a protecção dos seus direitos de propriedade ou de autor em relação aos seus produtos.
As marcas de água digitais têm sido propostas como um meio de alcançar esse objectivo.