Limitações das marcas de água digitais
A capacidade de uma marca de água "sobreviver" a alterações na imagem varia de um método para outro, visto que não existe um standard universal. Embora a maioria dos programas de inserção de marcas de água "digam" ser capazes de resistir a uma quantidade infinita de alterações, a verdade é que existe um limite para esse número, antes da marca de água se tornar ineficaz. Para demonstrar algumas das limitações, realizámos alguns testes, usando o sistema da Digimarc incluído no Paint Shop Pro 6, que resumimos a seguir.
É de referir que o formato GIF não permite a inserção de marcas de água digitais.
Existem alguns programas que permitem remover as marcas de água digitais das imagens, como o Stirmark e o Unzign. No entanto a qualidade da imagem fica degradada. Podemos ver as diferenças nas imagens seguintes.
Figuras 4 e 5 – A imagem da esquerda tem marca de água. À direita está uma imagem cuja marca foi removida com o Unzign. Na zona da face e das mãos é bem visível uma diminuição na qualidade da imagem.
O método utilizado pelo Giovanni, uma aplicação de inserção de marcas de água, permite a remoção das mesmas, sem degradação da qualidade, com uma chave devidamente autorizada. Isto permite aos proprietários alterarem a informação codificada sempre que o entenderem.
Outra das limitações existentes refere-se aos sistemas de busca de imagens na Internet, para detecção de falsificações, como o Giovanni Scrambler ou o Markspider da Digimarc. Estes sistemas não conseguem detectar imagens que estejam em sites protegidos por firewalls ou password.