Truques de um bom gestor de Projectos

 

Deve ser característico de qualquer gestor a criatividade, a objectividade e o espírito visionário.


Sempre que se faz um projecto deve-se :

Prever testes e critérios de qualidade

Na especificação do projecto, deve-se definir os critérios de qualidade, para que se possa evitar buscas de perfeição excessivas, permitindo assim que a equipa atinja os objectivos desejados e passe para uma nova tarefa sem ficar a perder tempo com pormenores irrelevantes. Quando se está a calcular o tempo que, aproximadamente, o projecto vai demorar, deve-se ter sempre em conta a realização de testes, devendo ser englobado no tempo do projecto o tempo necessário para estes.


Precaver-se contra revisões frequentes


É importante que, sempre que haja mudanças na informação, se reveja o plano -replaneie - mas estas revisões não devem ser nem frequentes nem bruscas demais, porque senão, a dado passo, a equipa já não sabe bem o que tem de fazer, nem para quê.


Reconhecer o trabalho da equipa

Quando se efectuam revisões no plano, é provável que o trabalho feito pela equipa já não tenha utilidade, mas o gestor nunca deve dizer ou dar a entender tal coisa à sua equipa, devendo reconhecer sempre o trabalho que esta realizou. Deitar fora o trabalho realizado pela equipa seria muito desmotivador para esta.


Nunca dizer "... isto é impossível"


Um gestor nunca deve dizer que algo é impossível(a nível temporal), mas pelo contrário tentar chegar a uma opção que seja viável para ambas as partes. Por exemplo : No caso de grande urgência por parte do cliente, pode-se resolver o problema realizando um protótipo que remedeie o cliente até o projecto ser terminado, ou então pode-se simplificar o projecto para encurtar o tempo de execução.


Mas é essencial ter-se experiência na realização de outros projectos.

 

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