|
Deve ser característico de qualquer gestor a criatividade, a
objectividade e o espírito visionário.
Sempre que se faz um projecto deve-se :
Prever testes e critérios de qualidade
Na especificação do projecto, deve-se definir os critérios de qualidade, para que se
possa evitar buscas de perfeição excessivas, permitindo assim que a equipa atinja os
objectivos desejados e passe para uma nova tarefa sem ficar a perder tempo com pormenores
irrelevantes. Quando se está a calcular o tempo que, aproximadamente, o projecto vai
demorar, deve-se ter sempre em conta a realização de testes, devendo ser englobado no
tempo do projecto o tempo necessário para estes.
Precaver-se contra revisões frequentes
É importante que, sempre que haja mudanças na informação, se reveja o plano -replaneie
- mas estas revisões não devem ser nem frequentes nem bruscas demais, porque senão, a
dado passo, a equipa já não sabe bem o que tem de fazer, nem para quê.
Reconhecer o trabalho da equipa
Quando se efectuam revisões no plano, é provável que o trabalho feito pela equipa já
não tenha utilidade, mas o gestor nunca deve dizer ou dar a entender tal coisa à sua
equipa, devendo reconhecer sempre o trabalho que esta realizou. Deitar fora o trabalho
realizado pela equipa seria muito desmotivador para esta.
Nunca dizer "... isto é impossível"
Um gestor nunca deve dizer que algo é impossível(a nível temporal), mas pelo contrário
tentar chegar a uma opção que seja viável para ambas as partes. Por exemplo : No
caso de grande urgência por parte do cliente, pode-se resolver o problema realizando um
protótipo que remedeie o cliente até o projecto ser terminado, ou então pode-se
simplificar o projecto para encurtar o tempo de execução.
Mas é essencial ter-se experiência na realização de outros projectos.
|