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Humanizar
a Terra - Prólogo As três obras que conformam o presente volume foram escritas por Silo em Mendoza (Argentina). O "Olhar Interior" estava concluído no fim do Outono de 1972, tendo sido corrigido em Agosto de 1988. Por sua vez, "A Paisagem Interna" foi terminado no Inverno de 1981 e sofreu modificações também em Agosto de 1988. Por último, "A Paisagem Humana" foi redigida completamente em Outubro do mesmo ano. Entre a primeira publicação de "O Olhar Interior" e a sua correcção passaram dezasseis anos. Nesse lapso de tempo, o livro circulou em numerosas línguas do Oriente e Ocidente, motivando o contacto pessoal e epistolar do autor com leitores de distintas latitudes. Esse facto contribuíu certamente para decidir a modificação de vários capítulos do escrito, porque se descobriu que os diferentes substractos culturais a que chegava a obra, produziam inumeráveis diferenças na interpretação dos textos. Inclusivamente, houve palavras que puseram sérias dificuldades no momento da tradução e que equivocaram mesmo o sentido primitivo com que se utilizaram. O acima dito também se aplica para "A Paisagem Interna", ainda que, neste caso, tenham mediado sete anos entre a produção original e a elaboração do texto modificado. Possivelmente, fez parte do plano do autor ter realizado esse "aggiornamiento" dos dois primeiros livros a fim de juntá-los com o terceiro. Observe-se que é em Agosto de 1988 que se efectuam as correcções e, dois meses depois, o terceiro livro aparece terminado. "A Paisagem Humana", apesar de manter os traços fundamentais do estilo das duas produções anteriores, destaca à diferença delas particularidades do mundo cultural e social, forçando uma volta no tratamento dos temas que inevitavelmente arrasta a todos os componentes deste corpo literário, que conhecemos sob o título de "Humanizar a Terra". Outras produções de Silo, totalmente afastadas da forma expositiva da prosa poética, não sofrem as dificuldades que estamos a comentar, ao mesmo tempo que o seu agrupamento ou publicação individual também não produz com o resto da sua obra essa interacção de estilo que é inegável no caso presente. |