Programação e Algoritmos III Space Invaders em Java
Programação orientada a objectos: Utilização da linguagem Java É suposto os grupos entregarem:
Cada grupo terá de fazer a apresentação do trabalho, e a avaliação será feita em base individual, tendo que estar todos os alunos presentes, para esclarecimento de dúvidas quanto à intervenção de cada um dos elementos do grupo. Cada elemento, se identificada uma componente em que mais interveio, será questionado sobre essa componente, mas também deverá mostrar capacidades de discutir as restantes partes do projecto. Serão tidos em conta, para avaliação, os seguintes aspectos:
Implementação do jogo Space Invaders Para quem não conhece este jogo, uma velha relíquia dos PCs, do qual se apresenta um écran à esquerda, encontrará aqui uma versão executável, não igual à original, mas adequada à compreensão do jogo, que é o que se pretende. Além disso, poderá divertir-se um pouco, nos momentos em que a disposição para implementar a sua versão em Java não for a mais adequada. O objectivo do jogo é a destruição dos aliens e das suas naves, antes que eles o destruam a si, tentando acunular o maior número de pontos. Algumas regras, simples, mas necessárias para a implementação do jogo, são necessárias:
O que se pretende não é a versão completa do jogo, onde a complexidade do mesmo ia aumentando, quer pelo aumento da velocidade de deslocamento dos aliens, quer pelo aumento da frequência de tiro dos mesmos. Também não é necessário deslocamento vertical da nave do jogador. No fundo, a implementação que se disponibiliza acima é a adequada. Para detalhes quanto à frequência de tiros, e à frequência da passagem das naves, apesar das dependências em termos de máquina poderem ser muito grandes, poderá usar os seguintes valores indicativos:
A velocidade de deslocação dos aliens deverá ser ajustada de modo a que, no écran original, com a presença de todos os aliens, se demora 30 segundos a atravessar o écran. Um só alien demora aproximadamente dois segundos a fazer o mesmo percurso. A nave demora 5 segundos a atravessar o écran todo. O ritmo de descida dos aliens, cada vez que se alcança o extremo, é de modo que, à 13ª descida, o jogo termina por ter chegado um alien ao fundo. As naves aparecem com igual probabilidade da esquerda ou da direita, com entre 30 a 50 segundos de intervalo entre cada uma, intervalo definido aleatoriamente. Miguel Anjo |