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Novas Tecnologias: a resposta adequada para a pessoa deficiente
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1996 - Português
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Usar as novas tecnologias no processo de aprendizagem de pessoas com necessidades especiais foi o tema
de um trabalho que realizei em 1996. Deu-me especial prazer escrevê-lo na medida em que tive a possibilidade
de conversar com pessoas que trabalham directamente com deficientes auditivos e visuais.
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SincPro - Sincronização de Processos
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1997 - Português
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A tecnologia, nomeadamente a Internet, tornou possivel a aprendizagem à distância. Além disso,
acredito que, para a aprendizagem auto-didacta, é essencial que haja materials educativo.
SincPro é uma espécie de tutorial desenhado especificamente para a Web e que apresenta alguns
concitos básicos de Sincronização de Processos.
Este trabalho foi feito por mim e pelo Elson Mourão.
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Em Busca da Televisão Interactiva
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1997 - Português
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Em cada movimento seu, o Homem encontra um novo sonho para sonhar, um novo objectivo a atingir.
Este trabalho pretende falar de um desses sonhos e dos caminhos percorridos...
em busca da televisão interactiva.
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Universidades versus Organizações Aprendentes
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1998 - Português
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Quando se pensa em aprender, normalmente pensa-se num processo de ensinar-aprender e, pela mesma lógica,
acabamos por pensar em escolas e universidades. Contudo, há imensos aspectos nas universidades tradicionais
que se opõem ao que agora se aceita como os melhores ambientes e contextos de aprendizagem.
Esta tabela foi produzida com base nessas diferenças.
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INDI - Intranets Didácticas
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1999 - Português
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O trabalho INDI resulta de alguns meses de estudo e reflexão. Ele liga o processo de aprendizagem às novas
linhas da gestão, nomeadamente gestão de conhecimento e organizações aprendentes. Além disso, ele
encara o processo de aprendizagem como algo que deve ser valorizado como actividade contínua e onde
o maior beneficiado é o próprio aprendente. Este trabalho também apresenta algumas ideias sobre o uso
da Unified Modeling Language (UML) como uma representação aceite de uma Intranet Educativa.
A razão pela qual o projecto INDI se baseia principalmente em Intranets deve-se ao facto de que não
entendo um processo de aprendizagem fora de um contexto e, consequentemente, de uma communidade.
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Modelando um ambiente educacional baseado na Web
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1998 - Inglês
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Este artigo visa frisar a importância do contexto - uma componente nuclear dos ambiente educacionais
baseados na Web e muitas vezes esquecido -, relacionando-o com outros conceitos fundamentais propostos
por Vygotsky, Argyris and Senge.
Para isto, apresentam-se algumas actividades de aprendizagem que podem ser exploradas em ambientes
baseados na Web, relancionam-se estas com as principais filosofias de aprendizagem e com as competências
cognitivas e afectivas associadas. Propomos, ainda, um modelo de representação de intranets educativas
que usa a notação UML e considera contexto e conteúdo em paralelo.
Este artigo, aceite na Euroconference'98, foi escrito por mim e pelo Prof. António Dias Figueiredo.
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Comunidades Aprendentes em ambientes baseados na Web: Intranets Educativas
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1999 - Inglês
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O propósito deste artigo é reflectir sobre as vantagens que a Internet reune e, acima de tudo,
sobre os benefícias que as comunidades aprendentes oferecem. Também propõe mais algumas achegas às
comunidades aprendentes. Finalmente, da aliança que existe entre as últimas e os ambientes baseados na Web,
resulta um conceito claro de Intranets Educativas, que este artigo também pretende aprofundar.
Este artigo foi aceite na Euroconference'99.
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Links: |
Organizações Aprendentes (site português)
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