Festas Litúrgicas

Começo por informar que a palavra liturgia significa a ordem dada pela Igreja nas Cerimónias e orações das festas religiosas.

A igreja católica tem duas formas de agir e de orientar os seus fieis nas suas celebrações religiosas.

Muitos Católicos pensam que a Igreja só prega o Sacrificio penitencial. E não é concretamente verdade.

É certo que a penitência é necessária para a santificação de todos nós . Mas a Igreja tem as suas festas, que dulcificam a nossa existência.

Há festas de magnifica importância religiosa e outras de maior simplicidade.

A primeira festa notável é o Natal ou o nascimento do Senhor Jesus. Tão importante que até tem quatro semanas de preparação, chamado tempo do advento.

Mas a festa mais importante é a celebração da Páscoa da Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Esta festa é preparada durante quarenta dias, tempo de quaresma, tendo ainda mais três dias, que melhor a preparam, os dias da semana Santa.

Na Quinta-Feira celebra-se a festa da ultima Ceia, em que Jesus instituiu o mistério da eucaristia, presença real do Corpo de Cristo na Hóstia consagrada dando aos apóstolos e aos seus Sacerdotes poder de consagrarem na Santa Missa.

Na Sexta-Feira celebra a Igreja o sacrifício e morte de Jesus no alto do calvário. No Sábado, o tempo de recolhimento, para preparar o grande dia do triunfo de Cristo na sua ressurreição, por isto volta à vida humana.

É esta festa a mais importante do calendário Litúrgico que os católicos vão celebrar dentro de poucos dias.

Além destas celebrações nos Templos, nos nossos meios, temos o beijar da cruz, que percorre as nossas ricas ou pobres casas, porta a porta, com a presença do Pároco, o seu representante, o Juiz da Igreja e seus acompanhantes.

São umas horas alegres e piedosas, que devemos celebrar com respeito, amor e muita gratidão ao Senhor Jesus.

O Assistente de Agrupamento

 

AnteriorPágina InicialSeguinte