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O
Ensino à Distância
e
a Internet |
A Internet no Ensino à
Distância
Introdução
Na sociedade actual o conhecimento
e a informação é uma das coisas fundamentais para
formação e sucesso profissional dos indivíduos. Com
o rápido evoluir das novas tecnologias também as empresas
necessitam de formar e actualizar o seu pessoal. Com as empresas e pessoas
a não poderem gastar muito dinheiro nem a perder tempo, surge uma
resposta o Ensino à Distância.
Ensino à Distância
nasce sob o signo da democratização do saber. Trata-se de
uma inovação educativa que tem por objectivo maior gerar
condições de acesso à educação.
Ensino à Distância
Definição
Segundo a definição
clássica o Ensino à Distância é um modelo de
educação no qual professor e aluno(s) não se encontram
fisicamente no mesmo local, ou seja estão geograficamente em lugares
diferentes sendo a transmissão dos conteúdos educativos efectuada
através da utilização de meios técnicos de
comunicação.
No Ensino à Distância
(também conhecido como Teleducação) devem-se também
realçar os componentes:
|
-
a participação de
uma forma industrializada da educação.
-
a necessidade de um meio de comunicação
de duas vias.
-
a múltipla localização
de alunos e professores.
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Características
Como características
fundamentais destacam-se:
-
Estudo independente ou em grupos
- os alunos poderão participar individualmente ou em grupo ou ambas.
-
População estudantil
relativamente dispersa, devido a diversos factores: de ordem profissional,
de localização, etc.
-
Como os alunos são de
meios muito diversos e diferentes geralmente opta-se por adoptar estruturas
curriculares flexíveis, via módulos e créditos.
-
O aluno é obrigado a estudar
por sua iniciativa, desenvolvendo habilidades de independência e
de trabalho.
-
Largo numero de estudantes por
curso, no sentido de rentabilizar o dinheiro investido.
-
Investimentos iniciais elevados
mas que combinados com uma boa população estudantil serão
minimizados (o custo decresce por aluno).
-
Não é necessário
leccionar o curso em tempo real (Ex. Via WWW - o curso pode estar em paginas
HTML).
-
Combinação de
vários meios, desde material impresso passando pela vídeoconferencia
até à Internet.
-
O professor perde mais tempo na
preparação e concepção das aulas. Neste sistema
de ensino o professor tem que ser mais cuidadoso na forma de apresentar
o curso.
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Que motivações?
Embora haja dificuldades a ultrapassar,
a maior parte dos professores considera que as oportunidades são
claramente superiores as adversidades. Muitos focam mesmo, que a maior
necessidade de preparação conduz a uma melhoria de performance
nas aulas e uma maior empatia pelos alunos. Esses desafios transformam-se
em oportunidades de:
-
Leccionar uma vasta audiência
- o que torna o professor mais motivado, como também a diferença
cultural e social dos alunos.
-
Ir ao encontro de estudantes não
tinham ou teriam acesso a esses conhecimentos.
-
Envolvem-se speakers e professores
que de outro modo não participariam.
-
Promover a Organização
e o Planeamento.
-
Participação de estudantes
de diferentes meios sociais, económicos, cultural e com vários
níveis de experiência.
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Custos vs. Benefícios
Ao adoptarmos o Ensino à
Distância temos que ter considerar várias coisas, e de entre
elas ressalta o custo de um sistema destes. Inicialmente terá que
haver um grande investimento em diversos componentes, como em:
Tecnologia -
em hardware (computadores, vídeos, …) e em software (programas educativos,
…).
Infra-estrutura
- suporte de telecomunicações e de rede para emissão
e recepção.
Manutenção
- actualização e manutenção de equipamentos.
Produção
e suporte
- tecnologias e pessoal necessário para desenvolver e adaptar software
educativo. Varias outras despesas como serviços administrativos,
etc.
Pessoal - equipa
necessária para uma boa condução do projecto.
Embora os custos, principalmente
de inicio, sejam altos, a verdade é que no ensino tradicional as
despesas são também enormes, talvez até maiores.
Os benefícios
dos cursos administrados à distância incluem:
Acessibilidade
- possibilidades a chegar a lugares remotos como por exemplo a zonas rurais.
Horários não
fixos - não há horário demarcado, o aluno
pode estudar nos seus tempos livres. Não há perdas de tempo.
Qualidade -
cursos dados por professores conceituados e altamente qualificados.
Iniciativa -
a Educação à Distância desenvolve a curiosidade,
espirito critico, de inovação, tal como a capacidade de iniciativa
dos seus alunos.
Evolução
e Actualização - permite ao aluno melhorar o seu
curriculum e a manter-se actualizado e informado.
Partilha de Recursos
- uma escola pode usar os seus recursos para ensinar estudantes que estão
noutras escolas e vice-versa.
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Meios usados para transmissão
A Educação à
Distância põe à disposição do professor
varias tecnologias, sendo as mais utilizadas:
Impressão
- foi a primeira a ser utilizada (ensino por correspondência). É
a base para os outros sistemas. Utilizada pelos nossos longínquos
antepassados para transmitir a sua sabedoria e conhecimentos.
Cassetes de vídeo
- o desenvolvimento
desta tecnologia e o decréscimo do preço dos leitores de
vídeo tornou este meio atractivo. Tal como os gráficos e
a animação feita por computador.
Linhas telefónicas
e satélites - estes meios permitem que o instrutor e alunos
estejam separados por distâncias enormes e a trocar informação.
As linha telefónicas podem ser usadas para a videoconferencia,
vídeo comprimido pode se juntar à transmissão da voz.
Os satélites podem transmitir audio e imagem de alta qualidade.
Computadores e Internet
- os computadores
permitem aos estudantes aceder e aplicar facilmente a informação,
além disso, têm recursos favoráveis para a interacção
e o feedback. Com a Internet a comunicação torna-se mais
fácil e rápida, podendo haver discussões e perguntas
em tempo real.
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Sistemas de Formação
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Rui J. F. Monteiro