A Internet no Ensino à Distância

  Ambiente - Internet

A Internet é a maior e mais poderosa rede do mundo, ligando PC's, mainframes sofisticados e supercomputadores de alta velocidade por todo o globo. Estimativas recentes referem já cerca de 5 milhões de computadores ligados, que continuam a aumentar de forma exponencial.
A utilização da Internet para a transmissão de informação interactiva, está a acompanhar o crescimento desta. A diminuição dos custos de ligação e dos equipamentos necessários estão a provocar um autentico boom na Internet. Com tal aumento de utilizadores, torna-se possível pensar alcançar grande número de pessoas, no interior de uma empresa, ou simplesmente unidas por um interesse comum, para proporcionar-lhes formação profissional, que de outra forma seria impossível, quer devido a questões económicas ou pelas deslocações e rigidez de utilização do tempo que os métodos tradicionais impõem. Em todo o mundo, já diversas instituições se envolvem em programas de ensino à distância, outras que agora se iniciam desenvolvem métodos de trabalho…

 … mas além das apresentadas existem muitas outras.
Na Universidade do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, realizou-se um estudo comparativo entre duas aulas, com o mesmo programa, uma tradicional outra virtual. Embora os meios tecnológicos da ultima não se comparem com os actualmente existentes, o estudo revelou que os alunos da aula virtual tinham um aproveitamento superior em 20% ao dos seus colegas que assistiram à aula convencional. Conclui-se que esta diferença se deve ao contexto tecnológico e à colaboração e entreajuda dos estudantes, estimuladas pela falta da possibilidade de dirigir perguntas directamente a um professor em aula.
O tele-ensino (ensino à distância) via Internet é já uma realidade inquestionável, que oferece claras vantagens.
 
 
 
INICIO


 

  Potencialidades
 

O acesso à Internet tem diversas vantagens e potencialidades que tanto professores como alunos podem obter.
 

  Usam-se também outros serviços relacionados com os anteriores como o IRC, os talkers, a conferencia por computador, etc.
 
 
 
INICIO

  A ferramenta: Computador     

Acompanhando o crescimento da Internet, dá-se nos computadores uma verdadeira revolução no seu poder de processamento e na sua capacidade de armazenamento. Este desenvolvimento fez do computador uma verdadeira arma no ensino à distância, com capacidades de:

Por outro lado o uso do computador também tem as suas desvantagens e limitações como o elevado custo de instalação e manutenção de uma rede de computadores. O rápido aparecimento de novas tecnologias provoca uma constante troca e mudança de equipamento. Há ainda o problema do analfabetismo informático e da desconfiança nos computadores. O professor tem que saber introduzir convenientemente os alunos no mundo dos computadores e sabe-los motivar e ajudar quando necessário.
 
 
 
INICIO


 

  World Wide Web (WWW)

 
Como na Internet co-habitam vários tipos de computadores e sistemas operativos, surgem desde logo problemas de compatibilidade. Em 1989, cientistas do CERN em Genebra, Suiça começou-se a desenvolver uma ferramenta que ligasse a informação de diferentes computadores que era colhida pelos cientistas. Ultrapassou-se assim o problema da compatibilidade, com aquilo que foi denominado "hipertexto". Outra vantagem que o hipertexto trouxe foi a possibilidade de ligar a informação de forma cruzada. O projecto da CERN resultou na nova 'cara' da Internet, referindo-se a ela como World Wide Web (WWW).

A WWW proveu os utilizadores de meios uniformes e convenientes para aceder aos vastos recursos da Internet. Depois em 1993 os cientistas do NCSA (National Center for Supercomputing Applications) desenvolvem o Mosaic, que é um programa com interface gráfico que permite 'hiperligar' texto, gráficos, som e vídeo. Mosaic foi o primeiro "Web browser", aparecendo depois o Netscape (desenvolvido por alguns dos investigadores que estiveram envolvidos no Mosaic) e o Microsoft’s Internet Explorer.
 
                          
 
Os Web browsers permitem uma fácil navegação pela Internet, facilitando o acesso à informação localizada num computador remoto. Os documentos criados para serem lidos por um browser são formatados em HTML (Hypertext Markup Language). Com o HTML o problema da compatibilidade é completamente ultrapassado.
Com a WWW e os Web browsers o interface da Internet com o utilizador torna-se mais amigável. Abrem-se novas e boas perspectivas para o Ensino à Distância:

 
 
INICIO


Sistemas de Formação 97/98
Rui J. F. Monteiro