Temas Glossário

Comunicações > Redes de Computadores > Meios de Transmissão > Cabo Coaxial

Cabo Coaxial

Este popular suporte físico consiste num núcleo de cobre envolvido por um material isolante. Por sua vez, o isolante é envolvido por um outro condutor cilíndrico e um revestimento de plástico. O núcleo é usado para transportar dados, enquanto que o condutor externo serve como escudo e protege o primeiro de interferências externas. Existem duas principais variantes destes cabos: baseband e broadband.

O cabo coaxial baseband é usado para transmissões digitais entre grandes distâncias. No entanto, o débito é grandemente limitado pelo seu comprimento (um cabo coaxial com 500 m de comprimento permite um débito máximo de 1 Gigabyte/seg). Essa restrição pode ser ultrapassada através do uso de amplificadores digitais, que regeneram os sinais transportados pelos cabos aumentando-lhes a longevidade espacial.

As transmissões analógicas, tal como a televisão, são feitas sobre cabos coaxiais broadband. Graças à natureza dos sinais analógicos e ao uso de amplificadores na sua regeneração, estes cabos podem transportar dados até à distância máxima de 100 Km. Como os amplificadores analógicos só permitem a transmissão de sinais numa só direcção, foram definidos dois sistemas broadband - single cable e dual cable. O primeiro usa só um cabo coaxial alocando diferentes frequências para a cada sentido da transmissão. Já o segundo, como o nome indica, usa dois cabos, um para cada sentido.

Técnicamente, o cabo coaxial broadband é considerado inferior ao cabo baseband na transmissão de dados, mas tem a vantagem de já estar instalado por todo o lado (ex: rede de difusão de televisão).

eMail | Teste os seus conhecimentos | Ajuda