Comunicações > Introdução

Comunicações

As comunicações estão presentes em quase todo o nosso quotidiano. São-nos quase imprecindíveis. Aparecem-nos sob a forma de televisão, telefone, redes informáticas, etc. Ajudam-nos a controlar sistemas complexos, difundem informação e, sendo talvez a sua mais importante característica, permitem a integração e partilha de recursos limitados sobre um grande número de utilizadores. O resultado é uma capacidade de organização melhorada e a economia quer em termos de recursos quer em termos de trabalho.

Nas redes informáticas as vantagens são cada vez mais. Normalmente, a troca de mensagens, controle de sistemas industriais, cooperação no trabalho e partilha de recursos são mais valias habituais nas actuais redes informáticas, mas os recentes desenvolvimentos nesta àrea permitiram acrescentar a essa lista o tele-trabalho, a video-conferência e a comunicação via satélite. Mais novidades virão e, cada vez mais, as comunicações vão contribuir para o nosso estilo de vida.