nomed.gif (10587 bytes)

Biografia

Página da FCTUC

Rádio

Björk

Universidade

Wong Kar-Wai

Comunicação Técnica e Profissional

Comunicações e Entrevistas para Rádio

Miguel Anjo
Departamento de Engenharia Informática
Universidade de Coimbra
3030 Coimbra, Portugal 

anjo@student.dei.uc.pt

Resumo
Descrevem-se os principais truques e aspectos que se devem ter em conta quando nos é dada a oportunidade de divulgar um produto ou a empresa na rádio. Como guiar a entrevista e como passar a melhor imagem faz parte do artigo que se segue.

Palavras-chave
Comunicação para rádio, entrevista, rádio, lidar com a imprensa

1. Introdução
Quando aparece o alívio de terminar uma conferência poderá muito bem aparecer um jornalista a pedir declarações. Não se trata de uma ameaça, mas de mais uma oportunidade de divulgar e dar conhecimento de um produto ou da empresa. Tem se de aproveitar.

A Rádio é um dos meios possíveis de transmissão desse conhecimento e embora bastante semelhante à televisão, tem os seus truques próprios, pois não existindo a imagem, não se pode fazer uso de linguagem não verbal para ajudar a exprimir o que se pretende. Podem-se consultar dois sítios na internet [1], [2] que poderão ser proveitosos a quem quiser saber como comunicar para outros media.

Vou ao longo deste artigo mostrar a forma do jornalista trabalhar e dar exemplos do que se pode fazer para que a comunicação que vai surgir aos ouvintes seja interessante e de qualidade. Em primeiro lugar fala-se das entrevistas curtas,  normalmente feitas no final de uma conferência, no decorrer de uma exposição (feira), ou via telefone, entrevistas que serão editadas e das quais mais tarde serão transmitidos excertos num noticiário. Depois dá-se a saber as diferenças que existem para as entrevistas longas efectuadas em estúdio no âmbito de um debate ou de uma entrevista sobre determinado assunto em específico.

2. O que é uma entrevista
Uma entrevista é um acto de pergunta - resposta onde o entrevistador tenta saber informações e/ou opiniões sobre determinado produto, empresa ou assunto. O jornalista tenta informar-se minimamente sobre o que se trata e depois pensa em perguntas suficientemente abrangentes para informar o público numa reportagem.

Quando a entrevista é feita via telefone, nem sempre surge na melhor altura e é preciso saber lidar com a situação. Não se sabe sobre o que vão ser as questões nem se esteve, certamente, a pensar e falar no assunto nos momentos anteriores.

Se for no final de uma apresentação ou numa exposição, o jornalista surge com um ar ameaçador, com um microfone, um gravador à frente. Tem de se lembrar que se trata de uma oportunidade. Não pode desperdiçar.

A melhor situação é quando aparece um convite para ir à rádio ser entrevistado. Aqui tem-se tempo de se preparar como se fosse para uma apresentação. Estas entrevistas longas geralmente versam sobre um tema específico e são a melhor forma de divulgar a capacidade pessoal ou da empresa.

3. Entrevista curta
O objectivo de uma entrevista curta é recolher declarações de alguém, para dar forma a uma pequena peça de um ou dois minutos. Estas peças são totalmente feitas pelo repórter que irá escrever um pequeno texto a descrever o que se passou e utilizará a voz o entrevistado para comprovar o divulgado. Haverá apenas tempo para três ou quatro perguntas.

A primeira coisa a saber é que não se deve pensar que se consegue dizer tudo nem que tudo o que afirmamos vai ser transmitido.

Por outro lado, não será o entrevistado a escolher o que irá fazer parte da reportagem. No entanto, deve-se ser capaz de conduzir o repórter a utilizar certa parte da entrevista em detrimento de outras. Para isso há que seguir a forma como o jornalista age na edição:

·   uma ou duas declarações para toda a peça
·   quinze, vinte, no máximo trinta segundos por declaração
·   declarações que adiantem alguma coisa

Estes três pontos abarcam tudo o que tem a ver com o acto de ser entrevistado.  Deve-se permanentemente passar neles.

3.1 Antes da entrevista
Ao ser convidado a dar uma entrevista, normalmente é informado do objectivo e qual a rádio. É fundamental sabê-lo! Isto porque é completamente diferente dar uma entrevista para a Rádio Renascença, onde terá de ser muito mais simples pois o ouvinte varia desde a dona de casa até ao taxista; para a Antena 3, onde deve utilizar exemplos conhecidos dos jovens; ou para a TSF, rádio onde a linguagem a utilizar poderá ser um pouco mais técnica.

Depois do convite deve-se ser capaz de pedir alguns minutos para pensar. Se a entrevista for via telefone pode-se pedir para voltar a ligar; se for no final de uma conferência ou apresentação, oferece-se brochuras e material escrito sobre o tema ao repórter para o “educar” e para este fazer perguntas inteligentes.

Nesse tempo prepara-se a entrevista. Como? Primeiro que tudo, sabendo que apenas vão ser aproveitadas uma ou duas declarações, basta pensar e condensar em notas ou pensamentos simples o máximo de três pontos chave. Não mais que isso irá ser necessário ao longo da entrevista.

Agora é respirar fundo.

3.2 Durante a entrevista
Não se deve fugir do microfone. O jornalista irá colocar o microfone ou gravador na melhor posição para obter a voz. Também, como se trata de som, não é conveniente estalar os dedos ou mexer nas moedas no bolso ao longo da entrevista.

A voz deve ser segura, ter brilho e mostrar entusiasmo a falar. Não podemos esquecer que se trata de uma oportunidade e, na rádio, é a voz que prende os ouvintes.

Como oportunidade, é igualmente muito importante que a audiência compreenda e entenda a mensagem que se tenta transmitir. Posto isto, tudo o que se diz deverá ter a par uma analogia ou ser dito com uma metáfora de modo a que todos, desde os técnicos às pessoas comuns percebam tudo e fiquem com uma ideia boa da empresa ou mesmo do entrevistado.

Por outro lado não se pode assumir que a audiência está ao mesmo nível em termos de conhecimento do contexto. É um erro frequente dizer “Como provavelmente sabe, a versão anterior foi um sucesso...”. O melhor a fazer é pensar que se está num bar a falar com uma pessoa amiga que esta não sabe nada sobre o assunto. Outro erro frequente é colocar a audiência ao nível de conhecimentos do entrevistador. Normalmente este encontra-se melhor preparado que a audiência.

Guiar a entrevista. É isto que deve estar em primeiro lugar de importância. Não é difícil ser o entrevistado a guiar a entrevista para os pontos chave que definiu anteriormente. Na minha opinião, a escolha do rumo deverá ser feita logo em resposta à primeira pergunta do entrevistador, qualquer que esta seja. Para o fazer basta tornear as questões para o que se quer ver tratado. Isto faz-se utilizando “Sim, e por outro lado...”; “Não, deixe-me explicar...” ou “Quanto a isso não sei. O que sei é...”. Deste modo consegue-se, quase infalivelmente, dar o essencial da entrevista ao jornalista e fazer com que ele retire uma declaração dessa primeira resposta.

Não se pode esquecer no entanto o máximo de tempo por declaração que enunciei anteriormente: quinze, vinte, no máximo trinta segundos por resposta. Quando se termina de responder deve-se parar. Isto porque se se continua à volta, alongando a resposta poder-se-á ser mal citado e não é esse o objectivo. Normalmente, tal período de tempo é suficiente para transmitir um ou dois pontos chave. O resto poderá ser dito na resposta seguinte. A partir da terceira resposta normalmente já não há muito a dizer e, a menos que note que não se lembrou de algo importante, pode passar a utilizar respostas mais curtas e com menos entusiasmo. A entrevista rapidamente terminará.

Outros aspectos a saber quando se é entrevistado são nunca responder com pequenas frases, do tipo “Sim, claro” ou “Não”, pois poderá ser-se editado, isto é, juntar essa pequena frase a outra e transmitirem uma ideia diferente daquela que era a pretendida. Também, quando não se sabe a resposta a uma questão deverá dizer-se claramente. Depois é conveniente oferecer-se para procurar a resposta após a entrevista. É preferível assim do que enrolar uma resposta e possivelmente contradizer algo dito anteriomente.

Não são raras as vezes em que as questões abordam temas controversos e que não se gostaria de comentar. Mas mesmo quando o assunto é complicado de gerir, nunca se deve recusar fazer comentários, pois o mais certo é nunca mais ser contactado pelo jornalista e assim perder outras oportunidades de divulgar o que se pretende. Para além disso, dizer “não comento” leva o ouvinte a pensar que as coisas são tão más que não há defesa possível. Mostrar abertura é importante e quando se trata de algo que não é bom falar muito, o melhor é dizer que apenas se está a dar o ponto de vista pessoal e que este é tão válido quanto os outros.

Quando se trata de uma entrevista após uma conferência ou apresentação, tem de se ter em conta que quem vai ouvir a entrevista não esteve presente e por isso não se poderá referir ao que se disse ao longo da apresentação, com frases como “Tal como disse há pouco...” ou “O quadro que apresentei mostrava isso”.

3.3 Após a entrevista
No final da entrevista, e caso se achar o jornalista simpático e interessado, não se perde nada em saber o seu nome e contacto para que o possa contactar quando no futuro quiser ter cobertura num evento realizado por si ou pela empresa. É assim que se consegue as melhores divulgações.

4. Entrevistas longas
As entrevistas longas só acontecem quando a empresa tem renome ou num debate onde a área em que trabalha está a ser alvo de notícias. Os jornalistas conseguem através da sua teia de contactos obter os das pessoas que podem ser interessantes para estar em estúdio e contactam, via telefone, fax ou e-mail com alguns dias de antecedência. Nesse contacto para além de indicarem a data do programa, certamente dizem qual o tema e âmbito da entrevista.

4.1 Antes da entrevista
Nos dias anteriores à entrevista deve-se estudar o tema, reunir um conjunto de ideias e condensar em notas, para além de juntar numa pasta papéis que possam ser úteis no debate. 

Já no estúdio, é normal fornecerem auscultadores que podem ser ou não colocados. Estes permitem ouvir o som tal e qual como vai para o ar, o que é importante quando se tem alguma música a acompanhar. De outro modo não é essencial colocar e talvez se sinta mais à vontade sem eles.

4.2 Durante a entrevista
Há muito pouco a dizer sobre as entrevistas longas. Estas entrevistas, normalmente feitas em estúdio e em directo, são de debate de ideias. Aqui há um ponto muito importante e que raramente é lembrado. Quando é feita uma pergunta do género “Concorda que a versão anterior do produto tinha muitos problemas?”, nunca se deve repetir na resposta os aspectos negativos da questão. Em vez de responder com “Não acho que tivesse muitos problemas, nós fizemos o melhor que podemos...”, que é uma resposta que mostra defesa e algo a esconder, o melhor é esquecer a negação e utilizar “De modo algum. Nós alcançámos o que queríamos em circunstâncias difíceis”. Esta forma mostra muito mais positivismo.

De resto, no caso das entrevistas longas só se deve tornear as perguntas quando estas não são favoráveis. De outro modo deve-se responder sempre com sinceridade e tentar que fique bem claro o que se pretende exprimir, sem dar respostas muito longas.

4.3 Após a entrevista
A entrevista correu bem. Tem ideias que poderiam servir de base outros programas ou debates. É agora a melhor altura de os expor em conversa com o jornalista. Mostrar-se continuamente interessado é importante para estabelecer uma excelente relação entre a empresa e o jornalista, relação que pode ser importante para futuros contactos.

5. Conclusões
Espera-se que este artigo tenha de algum modo levantado ideias que talvez nunca tivessem surgido sobre como se deve actuar numa entrevista para a rádio. Optou-se por utilizar uma linguagem simples e dar o exemplos dos variados aspectos salientados ao longo do texto. Pensa-se que a leitura do artigo é importante para que numa futura entrevista radiofónica a imagem que é transmitida seja a melhor de todas e o entrevistado se torne num convidado frequente do jornalista para qualquer esclarecimento na sua área, permitindo deste modo a divulgação da empresa ou produto em qualquer altura que for útil.

7. Referências
1. [Iowa State University - College of Agriculture - Information Service] Tips for being an effective spokesperson [Online]. Disponível:
http://www.ag.iastate.edu/aginfo/spokesperson.html [1-Mar-2000].

2. [Media Training Associates] Media training tips [Online]. Disponível: http://www.mediapeople.freeserve.co.uk [1-Mar-2000].

 Miguel Anjo
14-Maio-2000